Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

BRAÇO DA MT PAR

Mauro confirma criação de autarquia para gerir concessões, mas desconversa sobre nomeação de Cidinho

Foto: Assessoria

Mauro confirma criação de autarquia para gerir concessões, mas desconversa sobre nomeação de Cidinho
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) confirmou nesta segunda-feira (3), em entrevista à rádio Cultura FM, que será criada uma nova autarquia no âmbito do Executivo estadual para gerir as novas concessões adquiridas pelo Governo, como no caso da BR-163. A estatal, que deverá se chamar "MT Concessões", irá auxiliar a já existente "MT Par" a dirigir os contratos.


Leia mais:
Mauro Mendes diz que primeiro trecho a ser duplicado pela MT-Par na BR-163 será do Posto Gil a Nova Mutum

Segundo o governador, a criação da "MT Concessões" servirá para atender aos requisitos legais que uma operação como essas exige. No caso da BR-163, os trâmites para que o Estado assuma a concessão estão em fase final. A expectativa é que, após a assinatura do contrato, as primeiras obras na rodovia se iniciem ainda no primeiro semestre do ano.

Além da criação da nova autarquia, Mauro Mendes falou sobre os rumores de que a estatal será comandada pelo ex-senador Cidinho Santos, que segundo o próprio governador foi “peça fundamental” para que a estadualização ocorresse. Sobre este ponto, no entanto, o chefe do Executivo manteve suspense.

“O Cidinho tem nos ajudado muito, ele tem um relacionamento muito bom em Brasília, conhece muitas pessoas e foi peça fundamental na articulação para que essas atividades pudessem dar certo. Mas, até a próxima semana é que teremos uma decisão sobre quem irá conduzir essa empresa”, desconversou.

Obras ainda este ano

Ainda conforme Mauro Mendes, o Governo de Mato Grosso aguarda a resolução de duas questões no Tribunal de Contas da União (TCU) e a formalização de um último contrato - com a Caixa Econômica Federal - de renegociação de dívidas com os bancos para concluir o processo de compra da Concessionária Rota do Oeste.

De acordo com o governador, agora, um contrato deverá ser assinado com todos os bancos ao longo dessa semana.

A primeira medida a ser tomada após o Estado assumir o controle da Concessionária será a contratação da primeira obra de duplicação, no trecho prioritário entre o Posto Gil e Nova Mutum.

“Após muita persistência, deveremos assumir [a Concessionária] e está previsto investir nessa companhia mais de R$ 1 bilhão. E esse será o primeiro ataque imediato. Fazer a melhoria, com recapeamento da pista existente, e fazer a contratação da duplicação”, informou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet