Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Política MT

REFORÇO NO MONITORAMENTO

Seduc estima em 60 dias prazo para instalar câmeras em unidades de ensino de Cuiabá e VG

13 Abr 2023 - 07:00

Da Redação - Marcos Salesse / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Seduc estima em 60 dias prazo para instalar câmeras em unidades de ensino de Cuiabá e VG
O secretário de estado de Educação, Alan Porto, declarou que 1.100 câmeras doadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) serão instaladas nas unidades de educação de Cuiabá e Várzea Grande em até 60 dias. Segundo o chefe da pasta, outras cinco mil câmeras serão mobilizadas pela secretaria para instalação nas escolas de outros municípios. A medida deve ser ampliada para unidades de ensino particulares, por meio de uma parceria com o Governo do Estado. 


Leia mais: 
Escolas de Cuiabá receberão 'botão do pânico' e pais deverão revistar filhos antes das aulas


A declaração foi feita após uma reunião, mobilizada pelo Executivo Estadual, na manhã desta quarta-feira (12), para tratar das medidas de reforço na segurança das unidades de ensino. Segundo Alan, as 1.100 câmeras que serão instaladas em Cuiabá e Várzea Grande já estão disponíveis na sede da Sesp. Outros cinco mil equipamentos serão adquiridos para instalação em unidades do interior.  

“Essas câmeras estão a pronta entrega. Significa dizer que está no almoxarifado da Sesp. E isso a Sesp está doando para nossa secretaria para instalar. Outro ponto é que estamos fazendo uma adesão de mais de 5 mil câmeras, para instalar nas outras unidades escolares. Vamos chegar em todas as escolas de Mato Grosso”, declarou Alan Porto. 

Já o secretário de Segurança, César Augusto Roveri, afirmou que as unidades da rede particular também poderão aderir ao programa de vigilância das unidades, que será feito por meio do Vigia Mais MT. A adesão das unidades privadas se dará por meio de uma colaboração, permitindo que o Governo do Estado tenha acesso às imagens do sistema de segurança contratado pela escola. 

“Isso também será estendido para a rede particular. Podemos fazer uma parceria. O privado entra com o sistema de segurança dele, adere ao da Secretaria e então passamos a verificar o que acontece nas escolas municipais, estaduais e particulares. É realmente de forma integrada”, argumentos o chefe da Sesp. 

Ainda segundo Roveri, as imagens também serão disponibilizadas para os alunos das unidades de ensino do estado. Para o secretário, os estudantes também são vistos como parceiros no combate a violência no ambiente escolar. 

“Os alunos que quiserem ir à Central das uma olhada, podem ir lá. Está lá para que todos vejam. Os estudantes também podem ter acesso às imagens, porque eles também podem ser nossos parceiros na segurança pública", defendeu Roveri. 

Nesta quarta-feira (12), também foram anunciadas novas medidas emergenciais, como: reforço no quadro de psicólogos, aumento das rondas extensivas próximo às unidades de ensino e ampliação das campanhas de "paz nas escolas". 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet