Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

na berlinda

Max Russi conclui relatório em processo contra Cattani por comparar mulheres e vacas

06 Set 2023 - 07:00

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

Foto: Assessoria

Max Russi conclui relatório em processo contra Cattani por comparar mulheres e vacas
O deputado estadual Max Russi (PSB) concluiu seu relatório no processo que apura quebra de decoro de Gilberto Cattani (PL), após ele comparar mulheres com vacas. O parlamentar não adiantou sua posição e disse que aguarda a presidente da Comissão de Ética, deputada Janaina Riva (MDB), definir uma data para que o parecer seja votado.


Leia mais
Cattani é alvo de novo pedido de cassação após insinuar que vereadora defende estupradores


Este é o primeiro de dois processos que Cattani deverá enfrentar no âmbito da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa. Na última semana, um novo oficio foi apresentado pedindo a cassação do deputado, com base em denúncia formalizada pela vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), que acusa Cattani de incitar a opinião pública contra ela.  

No documento, assinado por mais 15 vereadores, Maysa apresentou prints de conversas e um ofício de uma resposta dada por Cattani, se negando a excluir publicação na qual insinuava que ela defendia estupradores.

No primeiro caso, Cattani foi denunciado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT) e pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), após comparar mulheres com vacas em pelo menos três ocasiões diferentes.

Max Russi afirmou que não teve acesso à documentação apresentada por Maysa até o momento de formular o primeiro relatório. Antes da nova polêmica, o deputado já havia adiantado que não enxergava motivos para a cassação do deputado.

Para Russi, Cattani se equivocou nas colocações, mas não teria tido o intuito de ofender as mulheres quando as comparou com vacas.

Na avaliação de parlamentares ouvidos pela reportagem, ainda que o relatório de Russi indique penalidades mais brandas ou até mesmo o arquivamento do primeiro processo, o segundo pedido de cassação embasado em mais um episodio de cunho machista e misógino poderá influenciar na hora da votação.  

Após a apresentação do relatório, o parecer será votado primeiro no âmbito da Comissão de Ética, depois encaminhado ao presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (UNIÃO), que ficará responsável por apresentar a decisão em plenário para votação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet