Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

OUÇA DIRETO

Novo município de MT foi criado após plebiscito e longo imbróglio jurídico; podcast debate emancipação de Boa Esperança do Norte

Foto: Reprodução

Novo município de MT foi criado após plebiscito e longo imbróglio jurídico; podcast debate emancipação de Boa Esperança do Norte
No episódio desta semana, o Ouça Direto fala sobre a criação do 142° município de Mato Grosso, Boa Esperança do Norte, e o fim de um imbróglio judicial de mais de 20 anos. A emancipação, além de um desejo político, teve apoio da população do agora ex-distrito, que participou de um plebiscito nos anos 2000. A nova cidade fica a cerca de 140 Km da zona urbana de Sorriso, e a cerca de 70 Km de Nova Ubiratã, uma região fundamental para o agronegócio.


Ouça novo episódio


E é justamente desses dois municípios que essa nova cidade vai retirar seu território. Com a emancipação, Boa Esperança do Norte passa a ter uma área de 450 mil hectares, sendo que 20% desse pedaço de terra, ou seja, 90 mil hectares, são retirados de Sorriso, conhecido como a capital do agronegócio, quinta cidade mais populosa de Mato Grosso.
 
Os outros 80%, ou cerca de 360 mil hectares, são retirados de Nova Ubiratã, que é o 3º maior produtor de grãos do estado.
 
Além da produção agrícola, essas duas cidades são também estratégicas pela facilidade de acesso aos portos de Santarém e Miritituba, no Pará, por meio da BR-163.
 
Então, se trata de uma cidade que já nasce com um potencial econômico considerável e grande destaque na produção de grãos. Para se ter uma noção, metade da área emancipada é ocupada por atividade agrícola.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet