Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

disputa por candidatura

Rosa Neide comunica que seu grupo não vai disputar chapa para delegados; decisão beneficia Lúdio

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Rosa Neide comunica que seu grupo não vai disputar chapa para delegados; decisão beneficia Lúdio
A ex-deputada federal Rosa Neide (PT) publicou uma carta, nesta sexta-feira (17), informando que ela e os coletivos dentro do partido que apoiam a sua pré-candidatura decidiram que não irão se inscrever para as eleições de delegados que vão escolher quem deve encabeçar o projeto de candidatura do partido para o pleito a prefeito de Cuiabá, em 2024.


Leia também
Rosa Neide protocola pré-candidatura e sinaliza que não vai vetar apoios: "quem disser que vai apoiar, vou agradecer e ficar feliz"


De acordo com a assessoria da petista, ela manteve seu nome à disposição e o comunicado é apenas para informar que seu grupo não vai participar desse processo, o que amplia a vantagem ao deputado estadual Lúdio Cabral.

Na carta, Rosa Neide lembra que no próximo dia 2, filiados ao PT em Cuiabá escolherão os delegados que irão defender seu nome ou de Lúdio. A chapa que tiver mais votos elegerá a maioria dos delegados que irão definir no dia 2 de dezembro o nome que vai ser entregue à Federação Brasil da Esperança como pré-candidato.
Rosa criticou a antecipação do diálogo, ressaltando que uma disputa interna pode gerar desperdício de energia.

“Encerrar o diálogo interno necessário para a escolha do nome dia 2 de dezembro, há 10 meses da eleição, me parece uma precipitação, que poderá levar ao enfraquecimento do nome escolhido. Me preocupa também mobilizarmos a base de filiadas e filiados ao PT em Cuiabá para uma disputa interna entre nomes, antecedendo ao projeto para a cidade. Isso pode gerar desperdício de energia vital de que necessitamos para a disputa da sociedade cuiabana”, diz trecho da publicação.

Ex-deputada destacou que é o momento de os petistas olharem a história partidária e avançarem na construção de um projeto que reúna os melhores predicados, que possa encabeçar a candidatura da esquerda em Cuiabá.

“Tendo como avaliação estratégica, de que a tática de aceleramento da escolha do nome da pré-candidata ou do pré-candidato do PT, não é o melhor caminho para a vitória das forças democráticas, populares e progressistas, em nossa cidade, em diálogo com companheiras e companheiros de caminhada, definimos por manter meu nome à disposição do PT e da Federação Brasil da Esperança, para avançarmos no diálogo no final deste ano e em todo primeiro semestre de 2024, visando construir e apresentar o melhor projeto, o melhor nome, com a mais ampla aliança possível, para disputar e vencer as eleições em Cuiabá”, finalizou.

Veja a carta na íntegra:

Carta aberta ao povo cuiabano, mato-grossense e à militância petista

1- Amigas e amigos de Cuiabá, companheiras e companheiros, tenho muito orgulho de ser militante do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras há 41 anos.

2 – Na minha existência temporal, a nossa Capital foi, é e será sempre o palco de grandes conquistas. Desde a época de estudante universitária, quando tive o prazer de fazer minha graduação, especialização e Mestrado na UFMT. Após alguns anos trabalhando no interior, retornei a Cuiabá, fixei residência e passei a trabalhar na Secretaria de Estado Educação, onde assumi, indicada pelo PT, o cargo de Secretária Adjunta e Secretária de Estado entre 2007 e 2014, junto com o companheiro ex-deputado federal Ságuas Moraes. Em 2018, em meio a toda adversidade, fui eleita deputada federal com 51.018 votos obtidos em todos os municípios mato-grossenses.

3 – O mandato foi marcado pela oposição contundente e decidida contra o desmonte comandado pelo ex-presidente (hoje, inelegível) e seus aliados. Sem vacilação, desde as origens do golpe, com a invenção do Mensalão, atravessado pelo “lawfare lavajatista”, me coloquei no front do movimento “Lula Livre”. Em 2022, tive a honra de ter minha ação política aprovada por 124.671 eleitoras e eleitores mato-grossenses. Mais de 24 mil votos colhidos em Cuiabá. Fui a deputada federal mais votada do Estado. As inéditas regras de cálculo de quociente eleitoral (cuja constitucionalidade está sendo julgada) e de impedimento de coligação proporcional, contudo, não me permitiram o exercício do novo mandato.

4 – Consciente da minha responsabilidade com os votos recebidos do povo cuiabano e mato-grossense aceitei o convite do presidente Lula, para assumir a vice-presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e seguir trabalhando pelo Brasil, por Cuiabá e Mato Grosso, com foco no fortalecimento da agricultura familiar e combate à fome.

5 – A convite de companheiras e companheiros do PT lancei minha pré-candidatura à prefeitura de Cuiabá, em janeiro deste ano. Experiência administrativa, parlamentar e muita motivação para liderar a construção de um projeto novo, democrático, popular e inclusivo para nossa cidade não me faltam.

6 – Desde então, dialogo com militantes, dirigentes, filiadas e filiados ao PT de Cuiabá, com lideranças comunitárias, de movimentos sociais e políticos da nossa Capital. Nosso empenho coletivo está calçado na urgência em construir uma alternativa viável de poder popular, em nossa cidade. Como mulher, cidadã e agente política, me sinto preparada para o exercício da gestão pública em fase de transição da humanidade: questões climáticas, sociais e humanitárias, havemos de preparar a nossa Cuiabá para tempos novos.

7 – A real possibilidade de o povo cuiabano eleger, pela primeira vez na história, uma prefeita, tem me motivado, como, também, a centenas de companheiras e companheiros de luta em prol de uma cidade mais igual, mais harmônica, que propicie aos seus cidadãos e cidadãs uma vida digna para todos e todas.

8 – Em setembro deste ano, me reuni com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), em Brasília, que me comunicou a intenção de, igualmente, se colocar como pré-candidato à prefeitura de Cuiabá. Informei ao deputado, que havia colocado meu nome à disposição do partido, já em janeiro, e que prosseguiria dialogando com povo cuiabano sobre a possibilidade da candidatura.

9 – Resolução aprovada pela Comissão Executiva Nacional do PT, em 28 de setembro deste ano, aponta que a definição do nome poderá ocorrer até abril de 2024. Porém, a maioria da Direção Municipal do PT em Cuiabá, quer realizar a escolha em 02 de dezembro deste ano.

10 - No processo de diálogo para definição do melhor nome a representar o PT junto à Federação Brasil da Esperança, a Direção Nacional realizou na cidade uma pesquisa de intenções de voto - de consumo interno - com resultado apresentado às duas pré-candidaturas, mostrando no eleitor cuiabano expectativas de renovação dos quadros políticos e chances reais de vitória desta pré-candidatura nas urnas.

11 – O processo eleitoral de 2024 em Cuiabá será muito concorrido, e como em disputas anteriores deverá ser definido apenas no segundo turno. Como militante do PT na Capital, penso que nossa tarefa básica é ganhar do bloco liderado pelo bolsonarismo em nossa cidade, liderando e aglutinando os setores democráticos comprometidos com a reconstrução democrática do Brasil.

12 – A exemplo do presidente Lula, tenho como missão procurar construir um amplo arco de alianças com partidos progressistas, com lideranças e siglas que estão na base de sustentação do governo federal e principalmente com a sociedade civil organizada, os movimentos sociais, as mulheres e homens que querem um novo projeto para Cuiabá, desde agora.

13 – O desafio dessa construção segue vigente até as convenções para escolha das candidatas e candidatos, no âmbito da Federação e no diálogo com outros partidos comprometidos com a reconstrução do País.

14 - A maioria da Direção Municipal do PT em Cuiabá, contudo, optou por acelerar a escolha do nome. Sustento que a elaboração coletiva do projeto precede a escolha do nome. Todavia, essa não foi a decisão da maioria que dirige o partido na cidade. Como militante, me cabe respeitar a decisão da maioria.

15 – No dia 26 de novembro, filiados e filiadas ao PT em Cuiabá escolherão delegados e delegadas ao Encontro Municipal, em cédula de votação, inscritos/as na chapa que defende a indicação do meu nome e na chapa que defende a indicação do nome do deputado Lúdio. A chapa que obtiver mais votos elegerá a maioria de delegados e delegadas. O Encontro Municipal do Partido, que ocorrerá dia 02 de dezembro, estará incumbido de decidir sobre a pré-candidatura a ser indicada pelo PT à Federação Brasil da Esperança para a prefeitura de Cuiabá.

16 – Encerrar o diálogo interno necessário para a escolha do nome dia 02 de dezembro, há 10 meses da eleição me parece uma precipitação, que poderá levar ao enfraquecimento do nome escolhido.

17 – Me preocupa também mobilizarmos a base de filiadas e filiados ao PT em Cuiabá para uma disputa interna entre nomes, antecedendo ao projeto para a cidade. Isso pode gerar desperdício de energia vital de que necessitamos para a disputa da sociedade cuiabana. Devemos olhar para nossa história partidária e avançar, sempre com unidade, construindo o melhor projeto e buscando escolher o nome, que reúna as melhores condições de unir a Federação Brasil da Esperança e o campo democrático, popular e progressista da nossa cidade, para disputar, vencer e governar.

18 – Feitas essas considerações, anuncio que minha tendência interna ao PT, a Construindo um Novo Brasil (CNB), as tendências e coletivos que apoiam minha pré-candidatura decidiram não inscrever chapa para disputar as eleições para escolha de delegados e delegadas, em 26 de novembro. Também anuncio que não participaremos como delegados e delegadas do Encontro do dia 02 de dezembro.

19 – Tendo como avaliação estratégica, de que a tática de aceleramento da escolha do nome da pré-candidata ou do pré-candidato do PT, não é o melhor caminho para a vitória das forças democráticas, populares e progressistas, em nossa cidade, em diálogo com companheiras e companheiros de caminhada, definimos por manter meu nome à disposição do PT e da Federação Brasil da Esperança, para avançarmos no diálogo no final deste ano e em todo primeiro semestre de 2024, visando construir e apresentar o melhor projeto, o melhor nome, com a mais ampla aliança possível, para disputar e vencer as eleições em Cuiabá.

Lugar de MULHER é onde ela quiser!

Lugar de MULHER é na política!

Vamos juntas companheiras!

Vamos juntos companheiros!
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet