Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Política MT

SANEAMENTO BÁSICO

Kalil descarta privatização do DAE temendo perder recursos do PAC, mas admite discussão no futuro

Foto: Rogério Florentino

Kalil descarta privatização do DAE temendo perder recursos do PAC, mas admite discussão no futuro
Temendo perder recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), descartou, ao menos neste momento, qualquer possibilidade de privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Criado em 8 de abril de 1998 através de uma lei municipal, a autarquia é responsável pelos serviços de água e esgoto no município. 


Leia também
Tucano nega convite para assumir liderança de Mauro na Assembleia: 'não tenho perfil'


A fala do gestor ocorreu na segunda-feira (27). Na ocasião, Kalil foi questionado sobre a possibilidade da concessão do serviço de saneamento básico à iniciativa privada em meio aos problemas no fornecimento de água que a população várzea-grandense enfrenta há anos. 

No momento, Kalil negou fazer a "desestatização" do DAE. Entretanto, disse que, "depois de todos os investimentos feitos", pode abrir conversas e consultar a população sobre a concessão do serviço para alguma empresa privada. “Neste momento a privatização não é uma opção”.
 
“Até porque eu tenho recursos federais, eu tenho dinheiro do PAC, que está previsto no saneamento básico e se eu privatizar eu perco os recursos. Até o momento, não há possibilidade nenhuma de privatização”, disse.  

Segundo o prefeito, os recursos federais, em sua maioria, serão utilizados no esgotamento sanitário e também no abastecimento de água. 

“Agora, depois dos investimentos todos feitos, nós vamos abrir a opinião pública, se manifestar. Eu falei isso na campanha. Depois de todos os investimentos feitos e realizados, a gente vai discutir com a sociedade”, continuou. 

Em Mato Grosso, o programa do Novo PAC vai investir R$ 60,6 bilhões. Segundo o cronograma do governo federal, VG vai ser beneficiada com obras em abastecimento de água, moradia, infraestrutura para unidades básicas de saúde e educação básica.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet