Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Política MT

FERROVIA ESTADUAL

Rumo diz que mudanças no traçado vai causar menos impacto e nega boatos de que trilhos vão cortar bairros

Foto: Reprodução

Rumo diz que mudanças no traçado vai causar menos impacto e nega boatos de que trilhos vão cortar bairros
Com a repercussão de que a mudança no traçado da ferrovia estadual iria trazer prejuízos a população rondonopolitana, a empresa Rumo Logística destacou que as alterações foram baseados em estudos com objetivo de trazer menos impacto ambiental na instalação dos trilhos.


Leia também
Cresce tensão entre AL e Rumo após mudança de traçado de ferrovia estadual; Botelho diz que empresa está "sem rumo"


O gerente executivo e o coordenador de Relações Institucionais e Governamentais da empresa, Rodrigo Verardino de Stéfani e Vinícius Roder Corrêa, respectivamente, explicaram em entrevista ao Olhar Direto que a obra no novo espaço vai trazer menor movimentação de terra, interferências no assentamento do Rio Vermelho e desmatamento.

Eles ainda relataram que o novo traçado não vai entrar no perímetro urbano de Rondonópolis. Na proposta original, os trilhos iriam passar cerca de três quilômetros de distância do bairro Maria Amélia, mas com as alterações, a linha chegará mais próxima a comunidade.

Para evitar impactos para os moradores, Rodrigo comenta que a Rumo vai construir nessa parte um “túnel de céu aberto”, cerca de 15 metros de profundidade, e paredões para amenizar os impactos sonoros e visuais. O gerente destacou que a medida não vai ser sentida pela população quando um trem passar pelo local.

“Nenhum deles corta bairros ao meio e nenhum deles pode ser facilmente acessível pela população numa situação de desconhecimento ou acidentalmente. Porque nesse ponto, apesar da gente estar passando mais perto do que estava planejado inicialmente no município de Rondonópolis, a gente passa dentro de um corte ou a gente passa dentro de um buraco, para ser mais preciso”, ressaltou.

“Ele [trilhos] está passando 15 metros abaixo do nível do terreno natural, quase 40 metros de distância de uma cerca, cerca essa que vai ser construída pela Rumo, e essa cerca vai estar mais alguns 15, 20 metros de distância das casas. Então, é incorreto você dizer que a ferrovia vai passar perigosamente próxima de bairros habitados e que isso pode colocar em risco crianças que estão brincando na rua”, complementou.

Na semana passada, os deputados estaduais aprovaram um projeto de decreto legislativo para derrubar a licença emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que autorizou a empresa Rumo a mudar o traçado de um trecho da ferrovia que está sendo implementado em Mato Grosso, na região de Rondonópolis.

O autor da proposta, deputado Thiago Silva (MDB), comenta que as alterações foram feitas sem amplo debate e que vai impactar os cidadãos que moram próximo da região onde será construído o traçado e as estações. Ele ressalta que a empresa tem que a Rumo deve manter o traçado original ou propor uma nova mudança com debate com a população, prefeitura e parlamentares da região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet