Olhar Direto

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias | Política MT

APERTAR OS CINTOS

Com queda na arrecadação do ICMS, estado acende sinal amarelo: 'não estamos na ilha de prosperidade'

13 Mai 2024 - 12:01

Da Redação - Rafael Machado / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Com queda na arrecadação do ICMS, estado acende sinal amarelo: 'não estamos na ilha de prosperidade'
O governador Mauro Mendes (União) disse que o estado já “acendeu” a luz amarela após registrar uma queda na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Por isso, se reuniu com membros do primeiro escalão na última semana para pedir que apertem os cintos e tenham cautela nos gastos.


Leia também
'Poder público não consegue atender as demandas se não houver colaboração da sociedade', diz secretária sobre queimadas


“Existe uma queda registrada no ICMS, isso já é comprovado, abril já está fechada, existe uma pequena redução do ICMS, nós temos um comportamento de receita de uma série histórica de alguns anos, que ela performa um pouco melhor no começo, depois ela cai, então seguindo essa mesma projeção pode haver uma redução ou não crescimento da receita”, comentou.

Mauro destacou que há projeções de que a inflação pode chegar a 4%, o que deixa o estado em alerta devido a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores, além de outros custos.

“Tudo isso acende uma luz amarela e nós estamos trabalhando preventivamente e vamos sim apertar o cinto, nós temos hoje um recurso que nos garante pelo menos terminar tudo aquilo que nós iniciamos, mas é momento sim da gente trabalhar com uma certa cautela”, frisou.

Além da queda na economia local, o governador diz que o cenário nacional e internacional também tem emitido sinais de que não vão bem, situação que não deve ser ignorada.

“A economia brasileira tem dado alguns sinais de alerta, a economia mundial também emite sinais de alerta o tempo todo. Então não descolar dessa realidade e achar que nós estamos aqui numa ilha de prosperidade. Temos as nossas competências, mas também estamos inseridos numa economia brasileira e mundial”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet