Olhar Direto

Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

PREJUÍZO DE R$ 1 MILHÃO

Dono de loja de copos personalizados é apontado como líder de esquema que aplicou golpes em idosos

08 Ago 2024 - 10:52

Da Redação - Gustavo Castro / Do Local - Luís Vinicius

Foto: Reprodução

O empresário Fernando Cruz (detalhe), apontando como líder do esquema criminoso

O empresário Fernando Cruz (detalhe), apontando como líder do esquema criminoso

Dono de uma loja de copos, identificado como Fernando Cruz, é apontado como líder de uma organização criminosa que aplica golpes contra idosos. Ele foi alvo da Operação Antenados, deflagrada pela Polícia Civil, nessa quarta-feira (7). Ao todo, o grupo fez 30 vítimas em Cuiabá e o prejuízo estimado é de R$ 1 milhão.


Leia mais
PJC cumpre mandados contra organização criminosa que fraudou 30 empréstimos de idosos


Segundo as investigações, além de Fernando, o grupo possui ainda mais seis pessoas. Todos eles atuam de forma estável, permanente e com divisão de tarefas.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8), a delegada Angelina de Andrade Ferreira, da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, explicou o modus operandi dos criminosos.

De acordo com a autoridade policial, os criminosos fingiam serem funcionários do Governo Federal, do programa Ser Antenado, e, assim, iam às casas das vítimas entregarem antes gratuitamente. Neste momento, eles solicitavam um documento com foto e selfie, para confirmar o recebimento dos produtos.

“A partir disso, foram realizadas a contratação de empréstimos consignados, contato diretamente do pagamento do benefício previdenciário desses idosos, que só perceberam dois meses depois, com a implementação na folha e com o desconto no INSS”, disse Angelina.

Apreensões

Investigações da Polícia Civil apontam que, com o dinheiro dos golpes, os investigados adquiriram bens de alto valor, como um Jeep Comander, imóveis e joias. Eles ainda ostentavam uma vida de luxos.

O veículo foi apreendido durante a deflagração da operação nessa quarta-feira (7).
 
A operação

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou a Operação Antenados na manhã desta quarta-feira (7), para cumprimento de 29 ordens judiciais contra uma organização criminosa especializada na aplicação de golpes por meio de empréstimos fraudulentos. Foram identificadas 30 vítimas em Cuiabá, todas idosas.

Na operação, são cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão domiciliar e 12 mandados de sequestro judicial de bens, valores e direitos com alvo no grupo criminoso em atividade no estado de Mato Grosso e na cidade de Sorocaba (SP).

Também foram cumpridas determinações judiciais para o afastamento do sigilo telemático de trinta e duas contas bancárias, além do bloqueio e afastamento de sigilo bancário de todas as contas de oito pessoas físicas e quatro pessoas jurídicas. Os trabalhos contaram com apoio da Delegacia Seccional, 3ª e 4ª Delegacia de Polícia de Sorocaba (SP).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet