Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

ON LINE

Mauro Mendes participa de Fórum de Governadores para debater e tentar minimizar crises do Governo Federal

Foto: Reprodução

Mauro Mendes participa de Fórum de Governadores para debater e tentar minimizar crises do Governo Federal
O governador Mauro Mendes (DEM) confirmou que participará, de maneira on line, nesta segunda-feira (23), do Fórum dos Governadores, que debaterá entre outros assuntos a tensão entre os Poderes. A agenda se concentraria originalmente apenas nos temas da reforma tributária e do meio ambiente, mas a mais recente investida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Judiciário fez o grupo incluir a “defesa da democracia” na pauta.


Leia mais:
Ministro do Turismo diz que missão da Unesco virá a Chapada para garantir aporte de recursos

Na última sexta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou ao Senado pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele afirma que repetirá o gesto contra Luís Roberto Barroso, que, além de integrar o STF, é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Conforme a assessoria do governador de Mato Grosso, a participação será remota, tendo em vista que no período da tarde ele embarca para Sorriso para inaugurar novos leitos para o hospital regional da cidade. O embarque do governador para o nortão será às 13h30, com retorno programado para às 17h30. 

Pelo menos 23 dos 27 gestores estaduais estão confirmados para a reunião, a ser realizada em caráter emergencial. Na semana passada, um grupo de 13 governadores já havia assinado uma carta em defesa do STF,  que demonstra que as lideranças dos Estados estão divididas, já que outras 14 não se manifestaram sobre o assunto. O fato é que diante da instabilidade política, a situação econômica acaba sendo afetada. 

A insatisfação de parte do grupo de governadores quanto à postura política do presidente Bolsonaro aumentou após críticas ao desempenho dos governos na pandemia e até ao método de cobrança de impostos sobre combustíveis. Bolsonaro vem responsabilizando os Estados pelo alto custo destes produtos e desafiando-os a abrir mão do ICMS. O presidente tenta “terceirizar o ônus da perda da própria popularidade”, reclama um dos participantes do encontro. 

O ato está marcado para começar às 09h, horário de Mato Grosso. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet