Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

RECLAMAÇÕES NA SAÚDE

Funcionário filma ratos circulando em refeitório da Santa Casa; SES diz que vídeo foi feito durante dedetização

Foto: Reprodução

Funcionário filma ratos circulando em refeitório da Santa Casa; SES diz que vídeo foi feito durante dedetização
Imagens gravadas por um funcionário do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, que foram divulgadas, nesta sexta-feira (15), mostram ratos circulando no interior do refeitório da unidade hospitalar. Os animais são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis ao homem, entre elas leptospirose. A Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), por sua vez, esclarece que as filmagens foram feitas durante a dedetização da unidade. 


Leia também:
PRF apreende 800 kg de cocaína e causa R$ 90 milhões de prejuízo ao tráfico

No vídeo, é possível ver dois ratos circulando nas instalações da unidade. Nas redes sociais, o autor da gravação Ruy Barbosa Nascimento, classificou a cena como um “absurdo”. Ele, que também é funcionário do hospital, ainda cobra o pagamento de adicional noturno e plantões aos trabalhadores da unidade. 

“Hoje recebi um comunicado que posso perder meu contrato de vínculo na saúde pública do estado! Por ter cobrado o nosso direito dos plantões e adicionais noturnos. Deixo claro que estou falando por mais de 1989 funcionários contratados que atuam no enfrentamento ao Covid-19”, disse o servidor.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose. 

O que diz a SES

Por meio de nota, a Pasta disse que fez, na última quarta e quinta-feira (13 e 14), a dedetização de toda a estrutura da unidade.

O vídeo divulgado por Ruy, conforme a SES, foi filmado nesse período. Sobre o atraso de pagamentos, a secretaria esclareceu que respeita o calendário, conforme prevê a legislação vigente. 

Leia a nota íntegra

A diretoria do Hospital Estadual Santa Casa esclarece que foi realizada, na última quarta e quinta-feira (13 e 14.04), a dedetização de toda a estrutura da unidade, conforme preconiza a Vigilância Sanitária. O episódio em questão ocorreu no momento em que se realizava o procedimento de dedetização do prédio. O Hospital Estadual cumpre todas as exigências sanitárias, que determinam a esterilização mensal, com controle de roedores e insetos. Todas as medidas de higienização também são regularmente tomadas.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) ainda esclarece que o pagamento dos plantões aos profissionais de saúde está sendo feito regularmente, conforme prevê a legislação vigente.


Assista o vídeo:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet