Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

ONIPRESENTE

Força-tarefa entre PF e Ibama combate crimes ambientais em terra indígena em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Força-tarefa entre PF e Ibama combate crimes ambientais em terra indígena em Mato Grosso
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, realizou neste fim de semana (dias 9 e 10) operação na Terra Indígena Aripuanã, na região do Taquaral. A finalidade é combater crimes ambientais, principalmente atividade de extração ilegal de madeira que é intensa nessa área. Nessa quarta fase foram encontrados nove caminhões, cinco reboques, um trator e três motos.


Leia também:
Duas pessoas morrem após ponte ceder e caminhão tombar na Transpantaneira

A PF informou que durante a realização da terceira fase, no dia 22 de julho, foram interrompidas, em um único dia, as atividades de 15 caminhões carregados, três tratores e três motos.  Na terceira fase a PF contou também com apoio da Funai e Polícia Rodoviária Federal. As investigações revelaram que pelo menos dez caminhões carregados de toras saem da Terra Indígena todos os dias. 

Nas duas primeiras fases foram realizadas visitas de reconhecimento e inteligência policial para definições de estratégias para ampla cobertura da região das Terras Indígenas nos municípios de Juína/, Aripuanã e Brasnorte, bem como no Parque Nacional do Xingu em Feliz Natal. As atividades no norte do estado visam primeiramente cessar as atividades criminosas e obtenção de provas para instrução de inquéritos policiais.

A escolha dessa metodologia de trabalho foi necessária devido à velocidade do desmatamento com fluxo diário de diversos caminhões que saem das Terras Indígenas carregados com madeira de alto valor comercial causando dano ambiental de ampla magnitude.

Devido a constatação da vultosa atividade madeireira ilegal através das ações de inteligência policial e monitoramento via satélite no sistema Planet, a Polícia intensificará ainda mais as ações de combate aos crimes ambientais.
 
Onipresente é uma operação conjunta entre Polícia Federal e Ibama, com pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do Governo Federal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet