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SOLUÇÃO FINAL

Mauro diz que duplicará trechos com maior índice de acidentes na BR-163 e investimento retornará ao estado corrigido pelo CDI

04 Out 2022 - 17:06

Da Reportagem Local - Érika Oliveira/ Da Redação - Ulisses Lalio

Foto: Reprodução

Mauro diz que duplicará trechos com maior índice de acidentes na BR-163 e investimento retornará ao estado corrigido pelo CDI
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), anunciou que a obra de duplicação da BR-163 iniciará em trechos com maior número de acidentes. Além disso, explicou que concessionária deverá devolver investimento no futuro corrigido pelo Certificado de Depósito Interbancário (CDI). As declarações foram dadas na tarde dessa terça-feira (04), durante assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Rota do Oeste, que aconteceu no Palácio Paiaguás.


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A BR-163 que liga os municípios Itiquira (MT) e Sinop (MT) e possui um trecho com extensão de 850 km sob concessão. A via está sendo conhecida como ‘Rodovia da Morte’ devido ao alto índice de acidentes entre carros de passeio e caminhões. A duplicação da estrada foi tema de duras críticas dos adversários políticos de Mauro Mendes durante essas eleições. No entanto, o governador junto com o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a uma solução alternativa, na qual o Estado de Mato Grosso ajudará a dar andamento às obras.

De acordo com Mauro Mendes, a intenção do Estado não é permanecer como concessionários da rodovia por 30 anos, como a vencedora da licitação. “Primeiro estamos entrando nessa concessão como forma de dar uma solução momentânea e transitória. Cumprindo com esse plano de investimento e um dia nós saímos é claro. Recuperamos esse dinheiro corrigido, pelo menos pelo CDI, que é aquilo que nós temos hoje aplicado”, disse Mendes.

O governador disse que não cometerá os mesmos erros da concessionária e que irá duplicar toda a rodovia. “Estamos usando critérios técnicos e nos baseando em mapa de calor. Aonde acontecem os maiores níveis de acidentes, vamos nos concentrar. Porém todo trecho será duplicado”, comentou.

Por fim, Mauro disse que o empenho de recursos é um investimento ao estado, uma vez que a rodovia é um dos principais elos entre as médias e grandes centros urbanos de Mato Grosso. “Fizemos isso porque a BR-163 é a mais importante rodovia do nosso Estado e que continuará sendo. Ela é a mais importante rodovia para cortar as nossas cidades e os nossos produtos do agronegócio, transportar tudo aquilo que nós fazemos da nossa indústria”, pontuou.

O Ministro do TCU, Bruno Dantas, explicou que a concessão da rodovia foi feita em 2013 e faliu e, portanto, não concretizou os investimentos previstos. “ficamos positivamente surpresos com a iniciativa do governador Mauro Mendes, do Governo de Mato Grosso de apresentar uma solução inovadora, uma solução criativa, uma solução inédita, porque o tribunal é composto de auditores incumbidos de encontrar problemas na pela primeira vez nós encontramos um agente público que nos trouxe uma solução para um problema que não foi criado por ele”, comentou.

Ao todo, 19 municípios estão compreendidos na extensão concedida, entre eles a capital mato-grossense, Cuiabá, e as cidades de Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, principais produtores de agrícolas do Estado campeão na produção de grãos e leguminosas.
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