Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Cidades

risco de alagamentos

Coronel do Corpo de Bombeiros descarta deslizamentos de terra em MT e orienta população

28 Fev 2023 - 16:08

Da Redação - Bruna Barbosa / Do Local: Max Aguiar

Foto: Reprodução

Coronel do Corpo de Bombeiros descarta deslizamentos de terra em MT e orienta população
O coronel do Corpo de Bombeiros, César Brum, explicou que a topografia de Mato Grosso não oferece risco de deslizamento de terra como ocorreu no litoral de São Paulo. Brum orientou a população sobre como se proteger no caso de novos temporais, como o registrado na noite dessa segunda-feira (27), que causou queda de energia, postes e árvores em Cuiabá e Várzea Grande.


Leia também 
Muro do Pomeri cai durante temporal em Cuiabá; Sesp afirma que não há risco de fuga

"Nosso desastre está mais relacionado ao ciclo de chuva ou falta de chuva. Nessa época é alagamentos e enchentes que nos preocupam. Já temos estado de atenção mais para o Sul do Estado, Pantanal e Rio São Lourenço, que estamos acompanhando as comunidades". 

A Defesa Civil de Cuiabá alertou para nova possibilidade de chuvas intensas serem registradas durante a noite nesta terça-feira (28). O coronel explicou que, apesar dos registros nesta época do ano em Mato Grosso, os episódios de alagamento e enchentes não são de "ciclo rápido". 

"As pessoas ainda conseguem se preparar e retirar suas coisas quando está com enchente no rio. Mas é preocupante, estamos acompanhando para dar o suporte necessários aos Municípios". 

Brum afirmou que duas cidades ainda estão com decreto de situação de emergência em validade, mas que o número pode aumentar.  

"Temos duas cidades ainda que estão no período válido para emergência como região de Peixoto de Azevedo ainda tem essa situação. Mas agora nessas últimas semanas esse processo deve começar a chegar e daremos atenção às cidades". 

Proteção em áreas de risco 

O coronel orientou que pessoas que moram em situação de risco observem os alertas da Defesa Civil sobre chuvas intensas e, havendo possibilidade, busquem abrigo na casa de vizinhos ou parentes. 

"Para não ficar exposto ao risco. Costumamos falar que temos que desenvolver nosso senso de autoproteção: moro em uma área suscetível de alagamento, vou me precaver disso. Preciso transitar pela cidade, sei que em tal cruzamento há alagamento, vou evitar passar por essas áreas de alagamento". 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet