Olhar Direto

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

projeto naufragou?

Pelo menos 15 candidatos do DC desistem da disputa a vereador por Cuiabá e "implodem" chapa

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Pelo menos 15 candidatos do DC desistem da disputa a vereador por Cuiabá e
Em meio a um racha partidário, pelo menos 15 candidatos a vereador pelo DC em Cuiabá renunciaram as respectivas candidaturas, implodindo a chapa da sigla a 17 dias das eleições. Os principais motivos da debandada são a interferência da executiva nacional, a qual alterou decisões registradas em ata, destituição do diretório estadual e municipal da capital, ameaças de corte de repasse financeiro aos candidatos que não apoiarem Eduardo Botelho (União) à prefeitura. Após a debandada, a sigla informou que todas as renúncias foram substituídas por outras candidaturas, e que não há implosão do DC no pleito; veja ao final da matéria.


Leia mais: 
Filho de ex-deputado desiste de concorrer ao cargo de vereador por Cuiabá e acusa DC de intimidar candidatos


Levantamento do Olhar Direto identificou as renúncias, já homologadas pela Justiça Eleitoral, de Leovaldo Castro Campos, Samara Bastos Costa, Rosiley Rodrigues, Pablo Rodrigo Queiroz, Elias Galli (filho de Vitório Galli, ex-deputado federal), Claudia Lopes, André Victor Cazonato Melo, Amauri Pereira de Almeida, Amanda Borges e Alessandra Teixeira.

Todos as respectivas renúncias ocorreram em meio ao racha no partido no qual o pai do candidato Elias Galli, o ex-deputado federal Victório Galli (DC), travou uma queda de braço com o advogado Tuca Nogueira, que teve sua candidatura deferida nesta sexta-feira (20).

Em meados de agosto, Galli, em decisão unilateral, negou registro de candidatura de Tuca para o cargo de vereador na Capital. Com isso, a direção nacional interveio e destituiu o ex-deputado da secretaria-geral para garantir que o jurista concorra ao pleito. A nacional nomeou o próprio Tuca no cargo de secretário no lugar de Galli.  

Na carta, Elias e os demais elencam fatores que culminaram na desistência do pleito. Entre os principais, destacaram o desrespeito da Nacional e irresponsabilidade da nova diretoria Municipal do partido.

“Solicitei a renúncia da minha candidatura de vereador em 2024. Obrigado a todos que me apoiaram nesse processo. Continuarei contando com cada um de vocês visando às próximas eleições. Deus abençoe você e toda sua família. Obrigado”, disse Elias.

Além disso, nos pedidos de renúncia constam que a nova executiva municipal de Cuiabá, nomeada pela executiva nacional, passou a intimidar e ameaçar com corte de repasse financeiro, os candidatos que não apoiarem o candidato a prefeito Eduardo Botelho (UNIÃO). 

Recentemente, o Olhar Direto mostrou que aos menos outros 5 cinco candidatos a vereador pelo DC desistiram de concorrer à Câmara Municipal. A debandada também foi motivada pelas discordâncias e interferência da executiva nacional. 

Outro lado

Reafirmamos que todos os candidatos que solicitaram a baixa em suas candidaturas foram devidamente substituídos. A chapa do DC continua robusta, contando com mais de 10 candidatos com experiência comprovada nas urnas, com estimativas de votação variando entre 700 e 1500 votos.

Dentre os nomes em destaque, temos: Clebinho Potência, Osvaldo Brito, Marcão do Alho, Bengué, Fernando Fernandez, Odair Medeiros, Gabriel Chaveiro, Zulú do Uber, Yure Bola, Maninho da Agua,  entre outros além do próprio Tuca. As candidaturas femininas também se destacam, com Joana D Arc, Ana Clarice, Cristiane Lara, Marluce, entre outras ganhando visibilidade.

Portanto, permanecem no partido DC todos os candidatos que, através de pesquisas, demonstram ter expressivos potenciais de votos, aptos a lutar por 1 ou 2 vagas na Câmara Legislativa de Cuiabá. Esperamos que todos os políticos envolvidos tenham a coragem e a independência necessárias para representar os interesses da população.

É importante ressaltar que assumi a nova diretoria para fortalecer nossa chapa. O próprio Elias Galli, assim como outros candidatos, tinha boas chances de conquistar uma cadeira pelo partido, mas optou por desistir.

O DC permanece firme e forte em busca de 2 cadeiras nos legislativo cuiabano. 

Atenciosamente,

Marcellos Alderete
Presidente Municipal Democracia Cristã – Cuiabá - MT
20/09/2024
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet