Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

ATLAS ELEITORAL

Baixada Cuiabana elege 13 deputados e outras cinco regiões terão representantes na AL; saiba detalhes

Foto: Montagem/Olhar Direto

Os 16 deputados estaduais eleitos com maior votação

Os 16 deputados estaduais eleitos com maior votação

Dos 24 deputados estaduais eleitos ou reeleitos no dia 2 de outubro, 12 têm domicílio eleitoral em Cuiabá e um em Várzea Grande e representam a Baixada Cuiabana. A localidade compõe a região Centro-Sul de Mato Grosso, formada também pelo município de Tangará da Serra (257 Km de Cuiabá), que conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa. Cinco representarão a região Sudeste. A região Médio-Norte elegeu dois parlamentares e Norte, Nordeste e Oeste um cada.


Leia também:
"Senti medo por mim e pelas pessoas que estavam na mesa", diz advogado orientado a tirar boné do MST no Casarão 154

Entre os representantes da região Centro-Sul, nove foram reeleitos. Além da mais votada Janaina Riva (MDB) e do presidente da Assembleia Eduardo Botelho (União), completam a lista o médico Lúdio Cabral (PT), Faissal Calil (Cidadania), Carlos Avallone (PSDB), Dr. João (MDB), Paulo Araújo (PP), Wilson Santos (PSD) e Elizeu Nascimento (PL). Já cinco são novatos: Júlio Campos (União), Fabinho (PSB), Beto Dois a Um (PSB), Diego Guimarães (Republicanos) e Juca do Guaraná (MDB).

No comparativo com a atual bancada, a região ganhou mais um representante, sendo eu o destaque é para Várzea Grande, que volta a ter um representante direto no Legislativo estadual, com a vitória do vereador Fabinho.

Segunda região com maior força na Assembleia, o Sudeste de Mato Grosso reelegeu quatro parlamentares e escolheu um novato. Os reconduzidos são Max Russi (PSB), Nininho (PSD), Sebastião Rezende (União) e Thiago Silva (MDB). O ex-candidato a prefeito de Rondonópolis (309 Km de Cuiabá), Claudio Ferreira (PTB).

O Médio-Norte de Mato Grosso perdeu um representante, em relação a atual legislatura. Gilberto Cattani (PL), de Nova Mutum (439 Km da Cuiabá), foi reeleito, assim como Dilmar Dal Bosco (União), de Sinop (481 Km de Cuiabá). Já Xuxu Dal Molin (União), de Sorriso (599 Km de Cuiabá), ficou como suplente.

A região que também perdeu representação foi a Oeste. Valmir Moretto (Republicanos), de Pontes e Lacerda (447 Km de Cuiabá), foi reeleito, enquanto Dr. Gimenez (PSD), de São José dos Quatro Marcos (305 Km de Cuiabá), ficou como suplente.

O Norte do Estado continua sendo representado por Valdir Barranco (PT), de Nova Bandeirantes (1.063 Km de Cuiabá); já o Nordeste manteve o Dr. Eugênio (PSB), de Água Boa (745 Km de Cuiabá), como representante.

O Noroeste, formado por municípios como Colniza (1.074 Km de Cuiabá), Juara (756 Km de Cuiabá) e Juína (743 Km de Cuiabá) não tem deputados eleitos com domicílio na região, porém, Janaina se coloca como representante, já que nasceu em Juara.

O mapa das macrorregiões de Mato Grosso foi elaborado de acordo com estudo mais recente do IMEA
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet