Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Chapada em chamas

Bombeiros combatem fogo perto do Rio Mutuca e área atingida se aproxima de seis mil hectares; veja fotos e vídeos

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Bombeiros combatem fogo perto do Rio Mutuca e área atingida se aproxima de seis mil hectares;  veja fotos e vídeos
Depois de seis dias de combate ao fogo que atinge Chapada dos Guimarães (60 quilômetros de Cuiabá), as frentes de trabalho se concentram nas proximidades do Rio Mutuca e as chamas estão contra o vento em direção de uma estrada.  O Corpo de Bombeiros informou na desta terça-feira (24) que a área atingida é de 5,8 mil hectares.


Leia também:
PCHs no Rio Cuiabá vão acabar com peixes do Pantanal, produção de mel, plantios e atingir cultura, diz especialista

Atualmente são empregados 40 bombeiros militares e dois civis para apagar o incêndio de grandes proporções na Área de Proteção Ambiental (APA). A ação apresenta resultados positivos e resta apenas uma frente de fogo ativa.


 
Em visita in loco realizada na tarde de terça-feira (23) foi possível ver que o fogo está perto do rio onde banhistas aproveitam para se refrescar do calor de quase 40ºC.


 
As chamas começaram na quinta-feira (19) e em consequência disso, a capital mato-grossense amanheceu na última sexta-feira (20) coberta por fumaça. O incêndio chegou a ser destaque no programa Jornal Nacional de sábado (21).



Além deste foco, no último domingo (22), os bombeiros também precisaram combater as chamas em uma área de mata na MT-251, na região do Rio dos Peixes.
 
O incêndio no km 22 da rodovia ponto teve início no período da tarde e como há grande concentração de pessoas no local, a principal suspeita é que tenha iniciado por conta da ação humana.
 
Alguns motoristas ficaram parados na pista e tiveram que aguardar autorização para passagem por conta do fogo e fumaça.

Nos últimos anos, Mato Grosso tem figurado entre os primeiros estados em área atingida por incêndios no período de estiagem, e no ano passado, foi fortemente atingido pelo fogo na zona rural, principalmente no Pantanal. 


 
Diante da baixa quantidade de chuvas e tempo seco, o Governo do Estado decretou emergência ambiental entre os meses de maio e novembro. Além disso, adiantou o período proibitivo de queimadas na zona rural.
 
Neste ano, é proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais entre os dias 1º de julho a 30 de outubro. Em zona urbana, as queimadas são proibidas o ano todo. 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet