Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Hermes (Hg)

PF cumpre mandado no Alphaville em maior operação da história contra uso ilegal de mercúrio; veja vídeos e fotos

Foto: Reprodução

PF cumpre mandado no Alphaville em maior operação da história contra uso ilegal de mercúrio; veja vídeos e fotos
Imagens feitas pela Polícia Federal mostram detalhes da operação "Hermes (Hg)", deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º), para desarticular uso ilegal de mercúrio. Na ação, o genro do empresário Valdinei Mauro de Souza, conhecido como Nei Garimpeiro, foi um dos alvos. O mandado foi cumprido na casa do empresário, no condomínio Alphaville, em Cuiabá. 


Leia também


Genro de Nei Garimpeiro é alvo de operação da PF contra uso ilegal de mercúrio

Megaoperação da PF contra mineradoras cumpre 63 mandados e bloqueia mais de R$ 1 bilhão

Nei Garimpeiro é proprietário da mineradora Santa Clara, do grupo Fomentas Mining Company, em Poconé (104 km de Cuiabá) e também de garimpos no distrito de Cripolizinho, no Pará. A PF também esteve em Nossa Senhora do Livramento (a 42 km da Capital). 

Ao todo são cinco mandados de prisão preventiva, nove de prisão temporária, e 49 mandados de busca em cidades de Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia, incluindo residências, sedes de empresas, depósitos e áreas de mineração.



De acordo com a PF, a operação Hermes (Hg) é a maior operação de desarticulação de uso ilegal de mercúrio da história.

A investigação aponta para indícios de mais de duas toneladas de mercúrio comercializadas mediante a utilização de métodos criminosos em detrimento dos sistemas de controle do Ibama. 

Uso ilegal de mercúrio 

O CTF prevê que toda a comercialização e uso de mercúrio metálico no Brasil ocorra em estrito cumprimento da legislação. Esse escopo institucional é chave para a implementação da Convenção Internacional de Minamata, ratificada pelo Brasil em 8.8.2017, após aprovação pela ONU.

O controle de mercúrio é instrumento de proteção ambiental e defesa da Saúde Pública, uma vez que seu mau uso pode contaminar rios em que são utilizados, comprometendo animais, peixes e humanos. Trata-se de elemento tóxico que pode causar danos irreversíveis, inclusive no sistema nervoso central e levar à morte. 

Como o Brasil não extrai a substância da natureza, sua origem está na importação ou reciclagem de resíduos como lâmpadas e materiais odontológicos.

Veja os vídeos:

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet