Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

ASSUNTO SUPERADO

'Não tem o que ser investigado pela AL', afirma Janaina sobre polêmica envolvendo deputados e crime organizado

03 Mai 2023 - 14:29

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Érika Oliveira

Foto: Marcos Lopes/ALMT

'Não tem o que ser investigado pela AL', afirma Janaina sobre polêmica envolvendo deputados e crime organizado
Presidente em exercício, a deputada Janaina Riva (MDB) afirmou que não cabe à Assembleia Legislativa (ALMT) abrir investigação para apurar suposta ligação de deputados com o crime organizado. Após explicações e pedido de desculpas por parte de Wilson Santos (PSD), a parlamentar defendeu que o assunto seja encerrado dentro da Casa.


Leia também:
WS pede desculpas e questiona Bustamante por negar ter ligado deputados ao crime organizado

A pressão por um posicionamento da Assembleia surgiu entre os próprios deputados, após o governador Mauro Mendes (União) ser questionado sobre declaração de Wilson, que à imprensa, disse ter ouvido do próprio ex-secretário estadual de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, que dois ou três deputados da legislatura passada haviam pedido a reinstalação de tomadas nas cenas dos presídios de Mato Grosso, para atender membros de facções criminosas.

A declaração de que deputados haviam sido eleitos pelo crime organizado caiu como uma bomba no Legislativo, já que o fato de não apresentar os nomes dos envolvidos no caso colocou a imagem de todos os 24 parlamentares em xeque.

Na sessão desta quarta-feira (03), Wilson reafirmou que os deputados em questão são da legislatura passada e pediu desculpas pelo abalo causado entre os colegas. Antes, porém, parlamentares chegaram a defender que a Comissão de Ética da Casa fosse acionada, assim como o ex-secretário fosse convocado a dar explicações.

“Considero importante que a gente possa encerrar esse debate aqui dentro da Casa. Não tem ninguém envolvido com o crime. A fala do deputado foi infeliz da forma que foi colocada. Ouvi o ex-secretário Bustamante dizendo que não confirma as informações, portanto, não tem o que ser investigado pela Assembleia. Não entendo que caiba a nós essa responsabilidade”, afirmou, durante a sessão.

“Wilson vai formalizar isso com o MP e vamos deixar que sejam feitos todos os procedimentos devidos para que haja uma investigação. Não podemos aceitar que coloquem nossos colegas sob suspeição, nenhum deles. Nunca recebemos denúncia envolvendo deputado com o crime organizado. Não entendo que caiba a nós fazer uma convocação ao ex-secretário, mas aceitarei se a maioria entender diferente. Gostaria de que encerrássemos este assunto, pois a Assembleia tem muito a apresentar”, completou.

Nesta terça-feira (02), O Ministério Público Estadual determinou a abertura de uma investigação para apurar as declarações de Wilson. O procedimento preliminar de investigação foi aberto por ordem do promotor de Justiça Marcos Regenold Fernandes, chefe do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco).  O órgão é responsável por investigar pessoas com foro com prerrogativa de função, como deputados estaduais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet