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APÓS REUNIÃO

Estado avalia transformar estação do VLT em terminal para o BRT, livrando a avenida Couto Magalhães

04 Set 2023 - 15:21

Da Redação - Gustavo Castro/ Do local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Estado avalia transformar estação do VLT em terminal para o BRT, livrando a avenida Couto Magalhães
Após reunião nesta segunda-feira (4) com o governador Mauro Mendes (União) para discutir sobre o andamento das obras do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) em Várzea Grande, o prefeito Kalil Baracat (MDB) afirmou que o estado avalia transformar a estação do antigo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em um terminal do BRT, evitando, assim, obras na avenida Couto Magalhães.


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Além da proposta avaliada, outras duas chegaram a ser ventiladas. A primeira seria continuar com o BRT entrando pela avenida Couto Magalhães, porém, fazendo apenas um reforço na pista, levando ao terminal de Várzea Grande. Intervenções mais agressivas não seriam necessárias. Já a segunda é “inverter a mão”. Neste caso, sugerindo que o BRT passasse apenas pela Filinto Müller, em ambos os sentidos, indo e voltando do terminal. 

Segundo Kalil, a proposta  de transformar a antiga estação do VLT é a mais “viável”, visto que o transporte público para o restante da cidade seria integrado às linhas de ônibus, e o BRT não passaria pelo centro de Várzea Grande. Empresários da Couto Magalhães estão temerosos com as obras mna região e alegam que a retirada de vagas de estacionamentos durante a implantação do modal no município é uma questão que prejudicaria o comércio.

O prefeito, contudo, avalia que, para isso, será preciso criar uma nova “engenharia” que não vai deixar de gerar um "certo transtorno". Ele avaliou que os problemas serão temporários.

"A possibilidade que colocada por mim [foi] de construir o terminal onde seria o terminal do VLT e alimentar o BRT, fazendo esse transporte da região metropolitana sem passar pela João Ponce de Arruda. E seria alimentado pelos ônibus ali, próximo ao aeroporto. Então, aí não levaria o veículo na região central da cidade", sugeriu o prefeito.

"E aí teria que ser feita uma nova engenharia. Lembrando que toda mudança nessa concepção desse novo modal vai ter que passar por uma engenharia de trânsito, pois mexe na questão de trânsito da cidade como um todo. Então, ela não deixa de gerar um certo transtorno", acrescentou.

"Sem custo nenhum"

O deputado estadual Júlio Campos (União), que também participou da reunião nesta segunda-feira (4), reforçou a ideia de Kalil de transformar o espaço do VLT em frente ao aeroporto em um terminal de corredor para o BRT. Segundo o parlamentar, por pertencer ao governo, a opção mais "fácil" seria a construção do terminal em frente ao aeroporto. 

"Aquela área é estadual, então sem nenhum custo", disse.
 
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