Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Cidades

sem acordo

Sem receber desde abril, médicos plantonistas do HMC ameaçam entrar em greve

Foto: Olhar Direto

Sem receber desde abril, médicos plantonistas do HMC ameaçam entrar em greve
Os médicos plantonistas do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), ameçavam paralisar o atendimento na unidade de saúde por atraso no pagamento dos salários desde abril. O Olhar Direto apurou que, após a troca da empresa terceirizada responsável pelos contratos, a Vip Serviços Médicos não quitou os valores atrasados dos plantonistas e visitadores.


Leia também 

Previsão estima chuva nesta terça e mínima de 11ºC nos próximos dias

A Family Medicina, então, assumiu o contrato dos médicos plantonistas e visitadores da unidade. No entanto, os salários referentes aos meses anteriores ainda não foram pagos. 

"A Vip [antiga empresa responsável pelo serviço] tinha um acordo com os médicos que o prazo máximo para pagamento era de 90 dias, todo mês tinha algum atraso, a gente ia relevando. Quando mudou para Family sabíamos que eram os mesmos donos, ficou o mesmo responsável cuidando dos plantões. Os médicos já cansados de tanto atraso se uniram".

Os plantonistas entregaram um documento para a direção do hospital informando que, caso o pagamento das folhas de abril e maio não fossem realizados, uma paralisação seria iniciada. O Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), foi notificado da decisão, de acordo com os relatos. 

Apesar do registro de CNPJ ser diferente, a reportagem foi encaminhada para a mesma funcionária, que seria responsável pela mesma empresa. A Vip Serviços Médicos não se manifestou. 

O Olhar Direto também procurou a Family, que afirmou não possuir pagamentos em atraso.

"O CRM foi notificado e orientou que precisávamos esperar uma semana após a notificação para fazer a greve. Nesse documento estava declarado que queriamos receber abril e maio. Se os visitadores e plantonistas não recebem esses dois meses iríamos paralisar". 

Em 4 de agosto, a direção teria solicitado a emissão das notas para o pagamento do valor referente a abril, no entanto, os médicos não receberam previsão do pagamento de maio. Em 12 de maio, os médicos plantonistas e visitadores participaram de uma nova reunião com o HMC. 

"Fomos recebidos pelo advogado do HMC, falou que não tinhamos direito de fazer greve por sermos médicos". 

O combinado foi de que, nesta terça-feira (16), os valores pendentes seriam pagos. No entanto, os plantonistas alegram que, em 12 de agosto, a direção solicitou as notas para pagarem apenas os médicos visitadores. 

"Os plantonistas ficaram ao léu. Descumpriu nosso combinado, o documento era muito claro, todos queriam receber. Se os plantonistas não estão lá as coisas não fluem, os pacientes ficam mais desassistidos. Agora começaram a ameaçar que se fizermos greve seremos demitidos, que não tem mais prazo para pagamento".

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que os repasses feitos para a empresa responsável estão em dia, sendo que o último foi realizado na sexta-feira (12). 

Leia a nota na íntegra:

Nota à imprensa

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública - ECSP, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro "Dr. Leony Palma de Carvalho" - HMC informa:

- Todos os meses foram realizados pagamentos para a empresa terceirizada Vip Saúde, para prestação de serviços médicos no Hospital Municipal de Cuiabá.  

-Ressalta ainda, que o último pagamento foi feito no dia 12/08 (sexta-feira),  e que a ECSP está com os pagamentos em dia com a referida empresa de acordo com o contratado. 

-Esclarece que não tem gestão sobre o contrato de terceiros, portanto a ECSP não tem autonomia para interferência na demissão ou admissão de funcionários terceirizados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet