Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

estragos

Temporais causam atoleiros, derrubam pontes e deixam moradores ilhados

Foto: Reprodução

Temporais causam atoleiros, derrubam pontes e deixam moradores ilhados
Temporais registrados nos últimos dias em Mato Grosso estão transformando estradas em rios e criando verdadeiras barreiras para o trabalho no campo. Em Gaúcha do Norte, os caminhos para regiões de chácaras estão debaixo d’água próximo à divisa com o Pará. A queda de árvores de grande porte impressiona.


Leia também:
Centro de Tratamento de Queimados atende 659 pessoas durante três anos

Em Peixoto de Azevedo, a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência por conta dos temporais. A Secretaria de Obras trabalha para dar trafegabilidade as comunidades rurais que ficaram ilhadas depois das fortes chuvas que caíram durante a semana. Centenas de famílias ficaram sem ter como sair de suas propriedades por não ter possibilidade de deslocamento. As chuvas foram tão intensas que chegou a levar estrutura inteira de pontes rio abaixo. Algumas as madeiras não foram encontradas.

“Nós estamos com veículos próprios para essas regiões. Mas há trechos que são realmente impossíveis de serem acessados. Nestes casos, vamos andando com muito cuidado e toda a segurança para atender as regiões. A gente vai andando e vendo se tem buraco, alguma coisa. A segurança é muito importante”, comentou o eletricista da Energisa, Elton Pinheiro.

 
De acordo com o coordenador do Centro de Operações Integrado da Energisa Mato Grosso, Paulo Teixeira, a empresa acompanha em tempo real toda a situação climática do estado. “A gente tem visto situações críticas como o caso de Peixoto de Azevedo, que declarou situação de emergência por conta dos estragos provocados pelos temporais. E esse tipo de cenário impacta diretamente no nosso trabalho. Por exemplo, em regiões alagadas. Logicamente se um cabo é rompido, nós fazemos o desligamento emergencial para que o reparo seja feito. Mas se o nível da água estiver muito alto, há trechos que precisamos seguir em pequenas embarcações, muitas vezes remando mesmo. Nessas situações, o tempo de atendimento pode aumentar em até 50%”, explicou o coordenador do COI.
 
Ainda no Norte, outras cidades afetadas nos últimos dias foram Cláudia, Marcelândia e Terra Nova do Norte. Já na região do Araguaia, a MT-100 tem pontos invadidos pela água. Entre Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, a correnteza abriu valas onde até os veículos mais preparados não estão conseguindo trafegar. Há também atoleiros entre Querência e União do Sul, onde máquinas agrícolas estão dando apoio para a passagem de carretas.
  
De acordo com dados do Grupo Storm, empresa especializada no monitoramento do clima e contratada para apoiar às ações da Energisa, Mato Grosso fechou 2022 com a incidência de 20,8 milhões descargas elétricas, 12% a mais do que em 2021.
 
O serviço já tinha sinalizado em outubro chuvas e descargas acima da média para o ciclo das chuvas até março. Em Luciara, que faz parte da regional da Energisa em Barra do Garças, o fornecimento foi interrompido justamente por queda de raio na rede. “Os danos impediram que reacionamento remoto da rede fosse feito. Tivemos que atuar manualmente, na região”, explicou Paulo.
 
A previsão fez com que a Energisa posicionasse equipes de forma estratégica, aumentando ainda o número de colaboradores em campo. “A gente prepara as equipes e reforça o número de colaboradores, contratando também empresas parceiras, priorizando prestadoras do estado, que já conhecem o nosso estado. Essas equipes ficam em pontos específicos e com os equipamentos necessários pra fazer uma intervenção forte, caso exista necessidade. Claro que há áreas de extrema dificuldade. E nessas regiões a gente pede o apoio dos clientes. Nós estamos com esforço total pra fazer o atendimento”, reforçou o coordenador do COI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet