Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Agronegócios

Visita técnica: produtores de MT embarcam para os Estados Unidos

Em busca de novos conhecimentos e experiências bem-sucedidas, uma comitiva composta por presidentes de sindicatos rurais, líderes ruralistas e membros da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) embarcou nesta quarta-feira (23) para os Estados Unidos, para uma visita técnica. O grupo, composto de 26 pessoas ligadas ao ramo da pecuária, cumprirá extensa programação nos estados de Nebraska e Dakota do Sul.


Entre os compromissos dos produtores estão o acompanhamento do maior circuito de rodeio da região que acontece em Omaha, no Ak-Sar-Ben’s River City Roundup, onde está montada a Arena. Visita a Tyson Foods Inc. em West Point, maior processador e revendedor de carne bovina, suína e de aves do mundo, e também o maior exportador de carne bovina dos Estados Unidos. Visita também um grande confinamento em Nebraska.

Na cidade de Taylor, estado de Nebraska, o grupo visita o Rancho Upstream, que cria gado da raça Hereford, uma das mais importantes raças de gado de corte. No estado de Dakota do Sul, a comitiva conhecerá uma revenda de equipamentos para fenação, para conhecer as máquinas usadas pelos pecuaristas locais e também visitarão um banco local, para entender como os pecuaristas americanos financiam suas operações. Ainda em Nebraska os produtores mato-grossenses participarão de um leilão de gado na empresa Stockmen’s Livestock Market, uma das mais antigas e maiores do estado. No roteiro de visitas também estão inseridos centros de pesquisa, feiras e diversos ranchos.

O objetivo do Sistema Famato/Senar, ao organizar esta visita técnica, é promover a troca de experiências entre os produtores rurais mato-grossenses e centros de excelência da produção de carne norte-americana. “Com isso, queremos fomentar discussões e definir diretrizes que estimulem o desenvolvimento das cadeias produtivas da agropecuária mato-grossense, além de atualizar os conhecimentos dos produtores rurais frente às principais questões do setor produtivo – mercado, sanidade, produção e sustentabilidade”, disse o diretor-tesoureiro da Famato, Eduardo Alves Ferreira Neto.

A produção agropecuária mato-grossense ganhou importância no contexto nacional e mundial por conta dos seus índices de produtividade. Por sua extensão territorial e por abrigar três importantes biomas – Pantanal, Cerrado e Amazônia –, é constantemente pressionado pelos mercados a continuar sua produção respeitando os pressupostos da sustentabilidade.

“Este desafio tornou-se mais complexo com a conquista do estatus de maior rebanho brasileiro. Manter-se nesta posição exige das lideranças e pecuaristas a preocupação de estar sempre atualizado quanto às novas e bem-sucedidas experiências aplicadas na produção e comercialização de bovinos. Por isso, a Federação, preocupada com os avanços e a modernização do setor, em nível mundial, realiza esta visita, na qual os produtores e líderes do setor poderão conhecer o que há de mais avançado na produção de carnes”, disse Rui Prado, presidente da Famato.

A comitiva retorna ao Brasil no dia 2 de outubro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet