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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

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CONTROLE DE VELOCIDADE

Dnit assina contrato e quer radares instalados ainda no período de férias

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, assinou terça-feira contratos para instalação de 2.696 radares – fixos e móveis – em todo o Brasil, sendo 221 em Mato Grosso. Pagot pediu o empenho e apoio dos consórcios vencedores para que a operação dos equipamentos comece o quanto antes, principalmente no período de férias.


Em Mato Grosso os equipamentos de controle de velocidade serão distribuídos nas rodovias federais e em trechos urbanos de Cuiabá e nas principais cidades do Estado. Nas BRs serão 68 radares fixos. Nos trechos urbanos serão 61 “lombadas eletrônicas” e 92 equipamentos para registrar “avanço de sinal”.

Na BR-163 serão instalados 22 radares fixos, nos trechos entre o quilômetro 38 e 120 e entre o km 503 (região de Nova Mutum) ao km 1050, no extremo norte. Na BR-174 serão oito peças colocadas estrategicamente entre o km 6 até o km 288. Na BR-364 são mais 29 radares, fixados entre o km 1,5 ao km 404, no perímetro urbano de Cuiabá.

As lombadas eletrônicas serão assim distribuídas: sete na BR-070, em Primavera do Leste, entre o km 726 e o 729; mais cinco peças na BR-174, em Comodoro, entre os km 417 e 419; oito na BR-163 instalados em travessias urbanas de Rondonópolis e nos municípios do nortão; já na BR-364 serão 41 lombadas distribuídas em trechos urbanos.

Os 92 radares de avanço de sinal serão na BR-364 em Cuiabá (75 peças) e na BR-070 em Barra do Garças (17 unidades). Na capital vão ser distribuídos entre o contorno de Cuiabá, no km 405, até o Trevo do Lagarto, no km 430, em diversos cruzamentos de avenidas e acessos a rodovias estaduais.

Para decidir a localização de cada equipamento, o Dnit se baseou em dados técnicos de estudos anuais dos pontos críticos das rodovias federais, elaborados pela autarquia com dados de ocorrência de acidentes levantados pela Polícia Rodoviária Federal em todos os estados.

O processo licitatório iniciado em outubro de 2009 foi concluído com a redução de 44% no preço do serviço a ser executado. Quando abriu o edital o Dnit estimou o investimento em R$ 1,4 bilhão, mas com a concorrência que considerou melhor técnica e menor preço, os valores ficaram em R$ 804,7 milhões. Os recursos para implantação e operação dos equipamentos constam do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
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