Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Ministro da Saúde participa de caminhada de mobilização contra a dengue no Rio

Evento promovido pela Coca-Cola terá participação de associações de catadores, reciclagem, porteiros, moradores, líderes comunitários e profissionais de limpeza urbana


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o Rio de Janeiro neste domingo (6) para reforçar as ações de mobilização contra a dengue. Ele participa de uma caminhada com representantes de associações de catadores, reciclagem, porteiros, moradores, líderes comunitários e profissionais de limpeza urbana.

A saída da caminhada, promovida pela Coca-Cola, está prevista para as 10h, no Aterro do Flamengo, em frente ao palco montado na Avenida Infante Dom Henrique. De lá, os participantes seguirão até o Monumento em Homenagem aos Expedicionários da II Guerra Mundial.

A Coca-Cola é um dos 500 parceiros do Ministério da Saúde que são voluntários no apoio às campanhas e ações de saúde pública. Com a adesão de parceiros do setor privado, é possível influenciar o comportamento das pessoas em relação às questões de saúde pública, por meio de seus produtos e serviços.

Parceira constante nas ações de combate à dengue, a empresa também já apoiou o Ministério em ações de mobilização sobre a gripe H1N1, aids, as enchentes no Nordeste do país em 2010 e o Dia Mundial de Lavar as Mãos.

AÇÕES INTEGRADAS – Na última sexta-feira, 4 de fevereiro, 6,2 milhões de pessoas que moram em 36 municípios de 11 estados receberam mensagens de texto em seus celulares. Usuários de todas as operadoras receberam o torpedo de utilidade pública, alertando sobre o risco de surto na região, com a mensagem “Cuide da sua casa, fale com seus vizinhos. Se você agir, podemos evitar a doença”. A estratégia já foi adotada anteriormente pelo Ministério da Saúde, em campanhas da dengue e da gripe H1N1.

No dia 1º de fevereiro, foi ao ar um novo vídeo da campanha nacional de combate à dengue. Com foco na mobilização social, o filme mostra cenas reais de ações para conter a proliferação do mosquito transmissor, em vários estados. Nas imagens, população e agentes comunitários de saúde trabalham juntos em mutirões e orientando os moradores. O filme tem a participação do ator José de Abreu, que não cobrou cachê. Ele também faz narração do spot de rádio.

Todas peças da campanha nacional de combate à dengue do Ministério da Saúde estão disponíveis nos portal www.saude.gov.bre no hotsite www.combatadengue.com.br.

SITUAÇÃO NO RIO – Dados do último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em dezembro de 2010,indicam que a capital e mais 18 municípios do estado estão em situação de alerta para dengue. Isso significa que entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram infestação por larvas do mosquito (veja lista abaixo).

O LIRAa é um dos seis componentes do Risco Dengue, ferramenta que identifica o risco de epidemia nos estados, combinando fatores como incidência de casos de dengue (atual e em anos anteriores), índices de infestação pelo mosquito, sorotipos virais em circulação, densidade populacional, cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo.

De acordo com o Risco Dengue, o Rio de Janeiro é um dos 16 estados que apresentam risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue em 2011. Os outros são Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Acre, Pará, Amazonas e todos da região Nordeste.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet