Olhar Direto

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Economia

Com produção natural, sorveteria faz fama no Litoral Norte

A combinação de sol forte e praia leva as pessoas a buscarem algo para se refrescar. Foi essa demanda que a família Rocha se especializou em atender nas últimas seis décadas, com a Sorveteria Rocha, a mais tradicional do Litoral Norte do de São Paulo. São quatro unidades na região: uma em São Sebastião, outra em Ilhabela e duas em Ubatuba.


Entre os segredos que sustentam a casa há tanto tempo estão a variedade de sabores e a produção artesanal. “Nosso diferencial sempre foi fazer o sorvete da forma mais natural possível”, afirma José Aparecido Rocha, responsável pela sorveteria de São Sebastião, berço do negócio. As quatro unidades não recorrem a gordura hidrogenada, nem corantes, nem conservantes e usam apenas frutas naturais no preparo. “Aliamos a isso fatores como trabalho sério, preço acessível e bom atendimento.”

A empresa nasceu em 1947. O pai de José, João Rocha, assumiu o controle do negócio em 1962 e aos poucos passou para seus descendentes – um irmão de José comanda a loja de Ilhabela e outro, as duas de Ubatuba.

Mesmo estando espalhado por diferentes locais, o negócio mantém caráter familiar. Os irmãos costumam dialogar entre si e passar dicas do que está tendo boa aceitação em cada uma das praças, para que os demais possam adotar. “A maior prova do sucesso do nosso modelo é que eu trabalho na sorveteria há 45 anos e já cheguei a pegar até quatro gerações de uma mesma família tomando sorvete por aqui. É muito gratificante”, comenta José.

O carro-chefe da empresa sempre foi o sorvete de coco, no início oferecido ao lado apenas de ameixa, milho-verde, creme e chocolate, além de algumas frutas da estação, como limão e abacaxi. “No início não tínhamos freezer e usávamos um balcão de mármore com salmoura. Também não se usava pasteurização na produção do sorvete: tudo era fervido no fogão a querosene, em um processo que envolvia toda a família”, diz.

Com o tempo, a sorveteria se modernizou, e hoje oferece 60 sabores de massa, além de 28 tipos de picolé. Mais que isso, virou ponto turístico nas três cidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet