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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

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Câmera em ciclovia cria 'big brother da prefeitura' para contar ciclistas

A Prefeitura de São Paulo passou a contar e a transmitir, em tempo real, o número de ciclistas que passam pela ciclovia da Avenida Faria Lima, Zona Oeste de São Paulo. A imagem captada pela câmera instalada em um prédio e o cálculo automático do número de ciclistas podem ser vistos pela internet. Até as 10h41, 696 ciclicistas usaram a via exclusiva para as bicicletas nesta sexta-feira (10).


A câmera simples filma em tempo real a ciclovia e um software desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo (LabProdam) permite detectar e separar o que é fundo da imagem (estático) do que é dinâmico (pessoas, carros, ônibus e afins). A partir de uma delimitação do espaço, o programa consegue detectar apenas o que se passa naquele trecho.

O programa está em fase de testes e tem recebido elogios entre os ciclistas. O professor de Direito Odir Züge Junior, que integra o Conselho Municipal de Transportes, elogiou a iniciativa.

“É extremamente importante essa iniciativa para nós, ciclistas. Ela vai dar instrumentos para Prefeitura dimensionar a construção da rede. Para sociedade é importante saber esses dados para diminuir as críticas e começar a entender a dinâmica de instalação das ciclovias”, observou. “Tem gente que diz que não passa ninguém, mas tem vias por onde passam cerca de 1,5 mil ciclistas em um período de 12h”, completou.

O cicloativista afirma que já foi voluntário na iniciativa da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidades) para contabilizar o número de ciclistas em diferentes vias da cidade. “Tinha que colocar uma série de voluntários que ficavam marcando cada vez que passava um ciclista.”

Entre as pessoas que visitaram a página para ver as imagens, a iniciativa também foi elogiada. “Parabéns pela iniciativa! Sem dúvida bastante inspiradora”, dizia a mensagem deixada por Marcelo F. Andrade. “Nada como números para provar que ciclovias são necessárias e que têm um enorme potencial para o futuro”, dizia mensagem de um visitante que se identificou apenas como Emanuel.

A instalação de faixas exclusivas para bicicletas é uma das principais bandeiras da gestão de Fernando Haddad (PT). O projeto enfrenta resistência por parte de alguns motoristas e moradores de regiões onde as ciclovias foram instaladas. Até agora, já foram entregues 235,3 km dos 400 km que prometeu até o fim do ano 2015.

A pedido da promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo Camila Mansour Magalhães da Silveira, do Ministério Público de São Paulo, a justiça chegou a vetar a instalação de novas ciclovias, com exceção da que está sendo implementada na Avenida Paulista. Em seu pedido, a promotora questionava uma suposta falta de estudos técnicos necessários para implantação das ciclovias.

O juiz Luiz Fernando Rodrigues Guerra, da 5ª Vara da Fazenda Pública, órgão de primeira instância da Justiça, no entanto, recusou a tese da promotora de que a Prefeitura esteja violando os "preceitos" da Lei das Licitações e criticou os argumentos da promotora de que a obra da Avenida Paulista esteja causando risco aos motoristas.

Entenda as novas ciclovias de SP
A construção de 400 km de ciclovias é uma das 123 metas de gestão de Fernando Haddad, que se elegeu com a promessa de privilegiar o transporte público. Considerando que São Paulo tem 17,2 mil km de vias pavimentadas, o total representa espaço exclusivo para ciclistas em 2,3% do total de ruas e avenidas da cidade.

Segundo estimativas da Prefeitura, o custo total das obras é de R$ 80 milhões. Parte dos recursos devem ser disponibilizados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fema). De acordo com a administração, o cumprimento da meta deixará São Paulo com total de ciclovias próximo do que há em outras cidades do mundo. O levantamento da administração municipal aponta que Berlim lidera o ranking com 750 quilômetros.

Além dos 400 km do novo plano, há previsão de inauguração de 150 quilômetros de ciclovias que devem ser implantadas junto aos futuros corredores de ônibus, além de outros 63 km já existentes até 2013.

A instalação de ciclovias é uma das estratégias apontadas por especialistas em trânsito para oferecer outras opções para o transporte na cidade. Em maio de 2014, São Paulo atingiu novo recorde de congestionamento, com 344 km de vias congestionadas em 23 de Maio.

 
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