Olhar Direto

Sábado, 17 de agosto de 2024

Notícias | Brasil

Baile "mata aula" aliciava adolescentes para tráfico e prostituição na Grande SP, diz polícia

Um baile funk que tinha como objetivo aliciar adolescentes para o tráfico de drogas e prostituição foi fechado na manhã desta sexta-feira em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), segundo a Polícia Civil. O delegado Mitiaki Yamamoto informou que os jovens eram aliciados na frente de escolas para o chamado "Baile do Mata Aula". Duas pessoas foram presas, e 75 adolescentes que estavam no local foram encaminhadas para depoimento.


De acordo com o delegado, do 6º DP da cidade, os bailes ocorriam havia cinco meses, e geralmente eram realizados uma vez por semana --normalmente das 7h às 12h, durante o horário de aulas.

O delegado informou que os adolescentes eram aliciados perto de quatro escolas da Vila São Pedro --duas municipais e duas estaduais-- e que, no primeiro baile, os organizadores ofereciam maconha e cocaína de graça aos estudantes, que podiam também comprar bebidas alcoólicas. O objetivo era levar os adolescentes ao vicio e, com isso, fazer com que trabalhassem para o tráfico de drogas ou, no caso das garotas, como prostitutas.

Para despistar a polícia, cada baile funcionava em um local diferente. Hoje, era realizado na alameda Dom Pedro de Alcântara, bairro Nova Petrópolis.

"Fomos procurados por pais que perceberam uma queda no rendimento de seus filhos nas escolas. Após investigação, descobrimos que os adolescentes não estavam frequentando as aulas porque estavam indo para bailes funk. Mas, no local, de funk só tinha a música. O objetivo era aliciar esses jovens e introduzi-los no mundo das drogas", disse o delegado.

A maioria dos adolescentes ouvidos hoje pela polícia afirmaram ter ido pela primeira vez ao baile, e disseram desconhecer que havia drogas no local.

Um grupo de sete meninas, com idades entre 13 e 16 anos, disse à Folha Online que não sabia que o objetivo do baile era criminoso. Alunas de quatro escolas, elas afirmaram que tinham conhecimento do evento havia mais de uma semana.

As duas pessoas presas negaram envolvimento com o tráfico de drogas (leia abaixo). A polícia investiga o envolvimento de ao menos mais quatro pessoas no caso --elas seriam responsáveis pelo aliciamento-- e a possível realização dos bailes em outras áreas da cidade.

Outro lado

Segundo a polícia, foram presos José Oliveira Santos, 48, e Mariana Peres, 19. Ele foi indiciado por desacato à autoridade, tráfico de drogas e corrupção de menores; e a garota, por tráfico de drogas e corrupção de menores.

A polícia afirma ter encontrado drogas na bolsa de Mariana. À Folha Online ela disse ser inocente e afirmou acreditar que alguém tenha colocado as drogas em sua bolsa.

Santos afirmou à reportagem que ambos trabalham com promoções bailes de forró e que foram procurados por uma equipe para fazer um ensaio para uma festa. De acordo com ele, os contratantes disseram que iriam pela manhã ao local, quando começaram a chegar os adolescentes. Ele afirmou que não sabe como as drogas foram parar no baile.

Os dois presos já estavam acompanhados de advogado de defesa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet