Olhar Direto

Terça-feira, 20 de agosto de 2024

Notícias | Brasil

SP: polícia diz que 48 delegados foram investigados em 2009

A Polícia Civil de São Paulo divulgou nota nesta quinta-feira em que afirma ser 48 o número correto, em 2009, de delegados "submetidos a processos administrativos pelos crimes infamantes mencionados" por reportagem da Folha de S.Paulo. No último domingo, o jornal publicou matéria afirmando que cerca de 800 dos 3.313 delegados em atuação no Estado estão sob investigação na Corregedoria da Polícia Civil por crimes como extorsão, enriquecimento, violência, prevaricação e mau uso de dinheiro público, entre outros .


Segundo a nota, todos os delegados são submetidos, durante os três primeiros anos de carreira, a procedimentos administrativos para verificar se os funcionários têm "aptidão" para as funções. A polícia presume que o repórter tenha contabilizado 184 procedimentos de confirmação de carreira e 119 processos instaurados contra três delegados (um morto e dois aposentados) por irregularidades em licitações e contratos públicos ocorridas há mais de 15 anos, além de "infrações de menor relevância". De acordo com a nota, 33 delegados foram punidos com suspensão, repreensão e advertência por infrações menores em 2009.

Sobre a remoção de 418 policiais da Corregedoria, do Deic (que verifica roubos) e do Denarc (Departamento de Narcóticos) desde agosto de 2009 por suspeita de envolvimento em crimes, a polícia afirmou que os atos de movimentação dos policiais civis não têm cunho punitivo e sim "objetivam o exercício do servidor em unidades compatíveis com seu perfil profissional". De acordo com a nota, tais providências são mais frequentes quando assume uma nova diretoria nos departamentos, como foi o caso da Corregedoria, do Deic e do Denarc
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet