Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Programas livres têm recursos produzidos pela comunidade

Muitos programas em código aberto possuem recursos e interfaces adequadas aos usos doméstico e profissional.


Para o usuário comum, um dos ícones do refinamento dos programas gratuitos é o navegador de internet Firefox (br.mozdev.org). 

O navegador hoje possui cerca de 20% de um mercado que em 2002 era monopolizado pelo Internet Explorer.

Entre outros motivos, esse resultado é fruto da flexibilidade do programa, que permite que programadores ao redor do mundo criem novas funções para ele.

Outro projeto de destaque para a utilização no dia-a-dia é o OpenOffice.org.

O pacote gratuito conta com softwares de escritório bem finalizados. Eles também recebem extensões por parte da comunidade.

Na suíte, que tem editores de texto, planilha etc., é possível criar documentos compatíveis com programas comerciais, como o Word.

A versão em português pode ser baixada em www.broffice.org.

Imagens
O programa de edição de imagens Paint.net (www.getpaint.net) também é um software em código aberto muito elogiado por ser leve e de fácil utilização.

Ele não tem tantas ferramentas como o Gimp, considerado o rival livre do popular editor de imagens Photoshop (gimp-win.sourceforge.net), mas tem recursos suficientes para o usuário comum.

Uma vantagem é que o Paint.net consome relativamente pouco poder do computador do usuário.

Na seara das imagens, o Blender (blender.org) mostra que os programas em código livre servem para trabalhos sofisticados.

O aplicativo para construção de imagens em 3D já foi usado em filmes de Hollywood, como "Homem-Aranha 2".

Música
Outro programa aberto que é utilizado de forma profissional é o editor de áudio Audacity (audacity.sourceforge.net).

Ele pode ser usado para capturar sons do microfone, limpar ruídos de canções, alterar o timbre de músicas etc.

O audiófilo que quer ouvir e organizar sua coleção pode optar pelo Songbird (www.getsongbird.com).

Em dois meses, o aplicativo foi baixado mais de 90 mil vezes no Download.com --recebeu nota quatro de cinco dos editores do site e 3,5 dos usuários.

Filmes
Também usado para reproduzir músicas, o VLC (www.videolan.org/vlc)  é um programa elogiado como tocador de vídeos, por ser compatível com uma vasta gama de formatos e utilizar moderadamente os recursos do computador.

Ele pode ser usado para tarefas mais complexas, como alterar o formato de um vídeo ou embutir as legendas de um arquivo em um filme.

Outro tocador de vídeos em código aberto popular é o Miro (www.getmiro.com). Mais pesado que o VLC, seu destaque é a integração com a rede. O aplicativo agrega diversos canais de TV na internet, abrangendo vídeos em alta definição.

Além disso, ele procura e baixa filmes de portais como o Yahoo!Video, o Revver e o YouTube. O Miro funciona também para fazer downloads em redes P2P.

Depósito
O SourceForge (sourceforge.net) é um armazém de programas abertos. Os programadores podem pedir ajuda, por exemplo, para criar a interface gráfica ou traduzir os menus de um aplicativo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet