Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Internet foi decisiva nas eleições dos EUA, diz pesquisa

Mais da metade dos americanos - cerca de 55% deles - firmaram suas decisões políticas nas mais recentes eleições dos Estados Unidos utilizando a internet como fonte de informação e para compartilhar material sobre a campanha eleitoral de 2008. Segundo um estudo desenvolvido pelo Centro Pew de Pesquisas de Internet e Vida Americana, redes sociais como blogs, sites de compartilhamento de vídeos e até o Facebook tiveram papel fundamental para a participação popular no pleito. As informações são do jornal americano USA Today.



"Os eleitores de 2008 não foram apenas passivos seguidores do processo político", disse Aaron Smith, um dos especialistas do projeto. "Eles usaram uma ampla gama de ferramentas digitais e tecnologias para envolver-se na corrida presidencial", complementou.

Após entrevistar 2.254 pessoas entre os meses de novembro e dezembro de 2008, o centro de pesquisas constatou que, dos internautas ouvidos, 45% assistiram na internet à campanha político-eleitoral, 33% partilharam conteúdo político por e-mail ou através de sites e 52% das pessoas que mantinha um perfil em sites como o Facebook, por exemplo, utilizaram a rede social para divulgar seus propósitos políticos.

Exemplo da influência da web na última corrida presidencial americana foi a estratégia utilizada pelo candidato eleito Barack Obama. O democrata angariou fundos, mobilizou eleitores e ampliou sua plataforma de campanha utilizando os recursos da internet. Mesmo após as eleições, ele manteve o canal de comunicação online ativo gerindo o site da Comissão Nacional Democrática, que está ligado à comunicação de sites como MySpace, Twitter, LinkedIn, YouTube e páginas que acompanham o trabalho de Obama.

A amplitude desse engajamento político popular pela web se reflete, por exemplo, no Facebook, que até a tarde de terça-feira somava mais de 6,2 milhões de internautas cadastrados para acompanhar a atuação do presidente americano.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet