Olhar Direto

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Holandês faz arte criando videogames personalizados

Foto: Divulgação

Holandês faz arte criando videogames personalizados
Fãs de games podem desembolsar algumas centenas de dólares a mais para adquirir uma edição especial de um console pintado com o tema de seu game favorito. Há 20 anos, estas edições limitadas não existiam e todos os aparelhos da época, do Mega Drive ao Super Nintendo, eram iguais.


Mas o holandês Ricepuppet, que prefere não revelar sua idade, achando os videogames muito "brancos, cinzas, pretos e prateados", resolveu fazer arte na carcaça dos aparelhos para torná-los únicos. "[Ter consoles com poucas cores] me chateava muito. Como eu já criava desenhos para gabinetes de PC, monitores e capas de celular, achei interessante fazer o mesmo em videogames", conta ao G1.

O trabalho dele pode ser visto em seu site oficial, mas imagens de consoles que ele trabalhou também estão no site DevianART.

Ele afirma que começou a trabalhar pintando em consoles em 2008 como uma experiência. "Eu tentei primeiro com o meu Xbox 360 e, embora tenha sido um sucesso, eu achei que eu podia fazer melhor", explica. "Fiz uma arte no videogame de um amigo e todos gostaram. Uma semana depois, fiquei surpreso com a quantidade de respostas positivas e pensei, 'por que não fazer isso profissionalmente?'".

Logo que começou a trabalhar criando pinturas nos videogames, Ricepuppet conta que chegou a fazer cinco peças por semana. "Me senti em uma fábrica e eu estava perdendo minha criatividade". Depois que decidiu reduzir a quantidade de trabalho, ele afirma pegar videogames apenas para pintar ideias que ele gosta. "É um desafio fazer sempre algo novo. Algumas pessoas me pedem para refazer um desenho que fiz anteriormente, mas é um trabalho único, feito sob medida para o cliente. Então, eu recuso este tipo de pedido", explica.

Embora tenha começado a pintar em um Xbox 360, Ricepuppet diz que foi por conta de o videogame Super Nintendo ficar amarelado com o passar dos anos que fez ele trabalhar com o aparelho. "Fiz testes criando um Super Nintendo temático de 'Zelda' e um Mega Drive do Sonic e ambos ficaram muito bons", comemora.

Em seu site, o holandês cobra até US$ 384 (preço para o PlayStation 3) para criar uma arte em um videogame. Um controle sai por até US$ 162 (controle de Wii e de Xbox 360). "Cada peça que eu faço possui suas qualidades. Gosto muito do controle de Xbox 360 baseado em 'Hitman' por conta do conceito. Também gosto do Super Nintendo baseado em 'Transformers', mas meu favorito é o Xbox 360 'Teddy on a Rampage' que pode não ser o melhor, mas possui um bom esquema de cores".

Um videogame que Ricepuppet quer trabalhar é o Dreamcast, da Sega porque ele diz gostar do seu formato. O preferido, no entanto, é o Super Nintendo. "Ele é genuíno e é muito divertido trabalhar com ele". Quando perguntado sobre qual é sua obra-prima, ele disse: "como artista, não sinto que criei uma obra-prima porque acredito que sempre preciso me desafiar para ter novas técnicas e ideias".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet