Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

EUA envolvem Apple e Google em investigação sobre truste

A FTC (Federal Trade Commission, o equivalente ao Cade --Conselho Administrativo de Defesa Econômica no Brasil) deu início a um inquérito para verificar se o Google e a Apple estão descumprindo normas antitruste dos Estados Unidos. A informação é do jornal "The New York Times", que se baseia em fontes envolvidas com o assunto.


O problema, segundo o jornal, é que as empresas "compartilham" dois executivos em seus conselhos de diretores: Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, e Arthur Levinson, ex-executivo-chefe da Genentech, que fazem parte do conselho tanto da Apple quanto do Google.

A legislação dos Estados Unidos proíbe a presença de um mesmo executivo no conselho de duas empresas rivais, quando isso reduzir a competição entre elas --as duas companhias competem no mercado de celulares e sistemas operacionais, por exemplo.

Entretanto, segundo especialistas no assunto ouvidos pelo jornal, esse tipo de ação raramente resulta em punições graves. Em geral, os executivos abrem mão da participação em uma das empresas. Google e Apple já foram notificadas sobre assunto, afirma "NYT", mas não se pronunciaram sobre o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet