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Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Exército dos EUA usa Twitter para informar operações no Afeganistão

Os comandantes do Exército dos Estados Unidos lançaram nesta terça-feira (2) sua "estratégia em rede social" para o Afeganistão, usando o popular serviço de microblog Twitter para divulgar informações sobre algumas de suas operações.


Com isso, no mais recente fenômeno das redes sociais a pergunta "O que você está fazendo?" poderá ter como resposta dos militares norte-americanos que estão em missão no Afeganistão: "Matando talibãs".

Entre as primeiras publicações sobre rebeldes mortos e detidos, os militares postaram na terça: "coalizão e forças afegãs mataram seis militantes na Província de Paktika na noite de ontem durante operação para capturar um comandante talibã".

Há cerca de duas semanas, as forças norte-americanas no Afeganistão estrearam sua própria página no Facebook, além de já estarem usando o popular site de compartilhamento de vídeos YouTube para postar gravações sobre o trabalho e o dia-a-dia das tropas.

A decisão de usar a última moda na internet foi tomada para "envolver de forma direta um público não tradicional com notícias, vídeos, fotos e outras informações da Operação Liberdade Duradoura", informou o Exército dos EUA, além de "antecipar a propaganda extremista".

O Exército norte-americano afirmou ainda que não considera que o uso de um site geralmente dedicado a pessoas que falam sobre sua vida social seja banalizar a gravidade das suas operações no Afeganistão.

"Há muita gente séria no Twitter recebendo alertas de notícias", considerou o coronel Greg Julian, porta-voz do Exército dos EUA. "É uma ferramenta complementar, e não autônoma."

Ainda de acordo com o porta-voz, mais de 1,4 mil pessoas e organizações já estavam seguindo o Twitter sobre as operações norte-americanas no Afeganistão, enquanto mais de 4,7 mil já eram fãs do perfil no Facebook.

Atualmente três pessoas são responsáveis pelas páginas do Exército norte-americano no Twitter, Facebook e YouTube, mas a equipe deve aumentar, de acordo com a continuidade da nova estratégia de mídia adotada pelos militares, concluiu Julian.
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