Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

QUALIFICAÇÃO

Curso de informática promove inclusão social de cegos

Foto: Marcos Negrini/Setecs-MT

Setecs, em parceria com o Senai, oferece curso de informática a deficientes visuais

Setecs, em parceria com o Senai, oferece curso de informática a deficientes visuais

Setecs, em parceria com o Senai, oferece curso de informática a deficientes visuais

Trinta e dois cegos, de diversas partes de Mato Grosso, experimentam uma valiosa oportunidade de inclusão social. Até o dia 29 deste mês eles participam de um curso de informática realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Divididos em duas turmas, básica e avançada, os alunos têm 90 horas para conhecer o funcionamento de um dos mais modernos e eficazes softwares de leitura para cegos disponíveis atualmente, chamado Jawes, explica o professor de informática de Campo Grande, Roberto Pedro Cavalcante, também cego. Ele ressalta que o maior benefício do software é abrir para o cego as portas do mercado de trabalho.

“Com essa ferramenta eles terão independência para desfrutar de tudo o que a internet disponibiliza, mandar e receber e-mails, fazer pesquisas, utilizar outros softwares e, principalmente, se preparar para o exigente mercado de trabalho de hoje”, avalia o professor, que se diz satisfeito com a disposição e o interesse dos estudantes.

Para a coordenadora do programa de ações inclusivas do Senai, Denise Molina, o principal diferencial deste curso está no fato de ser ministrado por um professor que conhece bem a realidade dos alunos, suas dificuldades e potencialidades. “Ele faz mais que apresentar um software, ele promove a interação entre conhecimento e sua aplicação prática na vida, no trabalho”, destaca.

Cursando o 1º ano do Ensino Médio em Tangará da Serra, e participando da turma de iniciação à informática, Jéssica Mendes Soares, 16 anos, teve que sacrificar um pouco as aulas regulares em nome de um tipo diferente de aprendizado: o virtual.

“Adiantei conteúdos na escola, me organizei, para poder participar do curso em Cuiabá, que vai me ajudar agora e no futuro”, raciocina.

Alunos da classe avançada, Alex Francisco Lili, 19 anos, e Udeilson César de Arruda, 18, sabem de cor a importância da informática e de cursos como esse para a acessibilidade no lado pessoal e profissional. “Já queria aprender algo como programação e configuração do leitor de tela Jawes, para ter mais independência nessa área que quero seguir”, afirma Udeilson.

“Esperávamos um curso deste nível há um bom tempo, com conteúdo que incluísse o uso do leitor de tela, certificado de uma instituição respeitada, para nos ajudar a expandir, a nos igualar às outras pessoas,” opina Alex, que pretende estudar Ciência da Computação.

As aulas, que acontecem no Instituto dos Cegos de Mato Grosso, no bairro CPA 3 em Cuiabá, vão até o dia 29 de junho. E integram o programa Qualifica Mato Grosso, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Senai.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet