Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Duas brasileiras farão parte de orquestra colaborativa do YouTube

O YouTube anunciou que duas brasileiras farão parte do projeto que selecionou a primeira orquestra sinfônica global colaborativa, selecionada exclusivamente por meio de testes online. Dentre os mais de 90 músicos de 30 países da YouTube Symphony Orchestra estão as brasileiras Larissa Mattos e Irina Kodin.


As duas viajarão aos Estados Unidos a convite do Google para participar de apresentações no Carnegie Hall, em Nova York, nos dias 12 a 15 de abril, sob regência do maestro Michael Tilson Thomas, diretor musical da Orquestra Sinfônica de São Francisco e assessor artístico do projeto.

As brasileiras foram selecionadas dentre 200 finalistas a partir de indicações da comunidade do YouTube e de Michael Tilson Thomas. Outros três músicos brasileiros também participaram da seleção final.

Os interessados enviaram ao site vídeos em que apareciam tocando “Internet Symphony No. 1 Eroica'', composta exclusivamente para o evento, e outra música clássica de sua escolha.

Segundo o Google, empresa responsável pelo YouTube, mais de 3 mil vídeos de amadores e profissionais, de mais de 70 países, foram cadastrados para o concurso.

As escolhidas
A mineira Larissa Mattos (veja apresentação em vídeo) foi convencida pelas amigas a participar do concurso. Estudante do terceiro ano de Música na Universidade Federal de Minas Gerais, ela toca violoncelo em três bandas de música popular brasileira e já se apresentou em peças de teatro.

“Para mim foi uma surpresa muito grande ser uma das finalistas. Estou muito contente e ansiosa para a apresentação em Nova York. Ganhar um concurso de música clássica no Brasil tem um peso maior do que em qualquer outro país”, diz Larissa.

A outra vencedora, Irina Kodin (veja apresentação em vídeo), búlgara radicada no Brasil, já atua profissionalmente há alguns anos e é música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Para ela, isso demonstra o alcance do projeto promovido pelo YouTube.

“Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer em Nova York. Esse concurso poderia servir de exemplo para testes futuros em orquestras, pois se trata de uma forma democrática de seleção” diz Irina.

Internautas decidiram
Na primeira etapa, juízes das orquestras de Berlim, Hong Kong, Londres, Nova York e Sidnei, entre outras, selecionaram os finalistas. Na segunda fase, a decisão dos escolhidos ficou a critério dos internautas.

“É incrível ver tanta gente talentosa e com inspiração para alcançar o sonho de tocar música, não só no palco, mas também para uma audiência global por meio da plataforma YouTube”, diz Chaz Jenkins, da Orquestra Sinfônica de Londres, em comunicado divulgado pelo Google.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet