Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

CeBIT 2009 destaca a sociedade em rede

Começa nesta terça-feira, em Hannover, na Alemanha, a CeBIT 2009, maior feira européia de tecnologia. A abertura oficial, nesta segunda à noite, contará com a presença da primeira-ministra alemã, Angela Merkel. O tema central da edição 2009 será a "sociedade na rede". É a "Webciety", um conceito que poderá ser sentido em todos os setores da feira, do software empresarial às soluções móveis domésticas.


O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, receberá uma homenagem - uma estátua do "Exterminador do futuro" - e também estará no evento, uma vez que a Califórnia será o Estado-parceiro da CeBIT 2009 e uma apresentação na feira vai mostrar o poder de inovação do Vale do Silício.

Webciety
Uma tendência importante este ano será o que os organizadores denominam Webciety, ou "sociedade da World Wide Web", um termo cunhado para levar em conta o papel central que a internet está agora assumindo nas esferas social, econômica e política, por meio de blogs, redes sociais e software utilizado online.

"Mais de 1,5 bilhões de pessoas tem acesso à rede. Diariamente surgem novas aplicações, programas e conteúdos. Cada vez mais pessoas se informam através da internet e incluem seu uso na vida cotidiana. É por isso que queremos retratar todos os aspectos da sociedade da internet na CeBIT", diz Raue.

A CeBIT uma vez mais colocará em destaque a tecnologia ecológica, um tópico favorito nas grandes feiras de tecnologia, já que o setor de informática está superando o de aviação em termos de emissões de carbono. Outro tema importante será o de medicina remota, onde a tecnologia é usada para monitorar pacientes em casa.

Ausências
O maior grupo de empresas que decidiu não participar da CeBIT este ano é formado por companhias da China, Taiwan e da Coréia do Sul, segundo Raue. "Muitas dessas empresas fecharam", disse o membro do conselho da Deutsche Messe.

Toshiba, Samsung e Kyocera também decidiram não aparecer, mas Raue disse que cerca de 300 empresas voltaram ao conjunto de exibidores pela primeira vez em vários anos, como a Nokia Siemens Networks.

Lançada em 1986, na cidade de Hannover, norte da Alemanha, a CeBIT perdeu terreno para sua rival em Berlim, a IFA, que se concentra mais em bens eletrônicos de consumo - a feira acontece no verão e vem atraindo cada mais consumidores - e para a CES, dos Estados Unidos, uma mostra anual cujas vantagens incluem acontecer dois meses mais cedo.

Mesmo assim, a Deutsche Messe, que organiza a CeBIT e outras feiras de negócios na Alemanha, anunciou que a expectativa é de que o evento de uma semana de duração atraia 495 mil visitantes, apesar da queda de 25% no número de expositores, que recuou ao nível de 1990. "Dada a profundidade da crise econômica mundial, o número de 4,3 mil (expositores) representa um sucesso", disse Ernst Raue, membro do conselho executivo da Deutsche Messe, segundo a Reuters.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet