Olhar Direto

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

justiça

eBay e Craigslist se enfrentam em tribunal nos EUA

O eBay levou sua ex-presidente executiva Meg Whitman ao banco de testemunhas na segunda-feira (7), para defender o argumento de que o Craigslist agiu de maneira desleal a fim de negar um assento em seu conselho ao gigante...

O eBay levou sua ex-presidente executiva Meg Whitman ao banco de testemunhas na segunda-feira (7), para defender o argumento de que o Craigslist agiu de maneira desleal a fim de negar um assento em seu conselho ao gigante dos leilões on-line.


Whitman, que declarou que no momento é "candidata ao governo da Califórnia", deveria depor por diversas horas a fim de detalhar as negociações que conduziram ao envolvimento entre eBay e Craigslist e o desentendimento que surgiu entre sua companhia e os principais executivos do serviço de classificados on-line.

Os fundadores do Craigslist e do eBay, Craig Newmark e Pierre Omidyar, também apresentarão depoimentos.

O eBay deseja revelar o "plano de coerção" que, segundo suas alegações, Newmark preparou com Jim Buckmaster, o presidente-executivo do Craigslist, a fim de reduzir a participação acionária do eBay na empresa e, com isso, privá-la de um assento no conselho do Craigslist.

O Craigslist argumentou, por sua vez, que o eBay aproveitou a sua posição no Conselho para obter informações usadas para facilitar o lançamento de seu site de classificados, o Kijiji.

O Craigslist também argumenta que o eBay empregou táticas enganosas a fim de desviar tráfego que seria dirigido ao site de classificados.

O eBay, uma das empresas de maior destaque no primeiro boom da internet, foi o pioneiro dos leilões on-line e levou milhões de pessoas em todo o mundo a comprar e vender na Web.

Apesar de gerar US$ 8,5 bilhões em receita em 2008 e de empregar milhares de pessoas, a companhia se viu forçada a ampliar seu mercado de maneira a concorrer melhor e se expandir para além de seus tradicionais leilões on-line.

Em contraste, o Craigslist, uma empresa de capital fechado com apenas algumas dezenas de funcionários, se tornou o maior site de classificados online dos Estados Unidos e ajuda pessoas a encontrar casas, adotar animais de estimação ou vender objetos indesejados que tenham em casa.

O Craigslist alega que depois que o eBay adquiriu ações de um dos investidores originais no site de classificados, em 2004, Whitman descreveu o Craigslist como "nossa jogada no segmento de classificados".

Mas o Craigslist afirma que o eBay nunca revelou que estava desenvolvendo um site próprio de classificados, o Kijiji, lançado internacionalmente em 2005 e nos EUA em 2007.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet