Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Pioneiro da eletrônica morre nos EUA aos 86 anos

Mark Shepherd Jr., que liderou o crescimento da Texas Instruments como engenheiro, gerente e diretor-executivo da fabricante de semicondutores e eletrônicos de consumo, morreu no último dia 4, aos 86 anos, em seu rancho em Quitman, Texas (EUA). Complicações decorrentes de uma fibrose pulmonar causaram a morte de Shepherd, informou seu filho, Marc Shepherd, de acordo com o The New York Times.


Ao longo dos 40 anos em que trabalhou na Texas Instruments, Shepherd ajudou a transformar a companhia em uma pioneira no setor de eletrônicos, produzindo bens para a indústria e para os consumidores. Foi dada a ele a tarefa de construir os primeiros transistores e semicondutores da Texas, que logo encontraram seu lugar em calculadoras, computadores e brinquedos. Mais tarde, como diretor-executivo e chairman da companhia, expandiu os negócios para além mar. A ascensão de Shepherd na Texas foi paralela à do transistor e do semicondutor, tecnologias nas quais ele se especializou.

Em 1952, ele e outros engenheiros da empresa foram enviados aos Laboratórios Bell para aprender sobre o transistor da companhia, inventado em 1947. A Texas Instruments comprou uma licença para a tecnologia e começou a explorar aplicações para o transistor. Ex-funcionários da Texas dizem que Shepherd tinha um verdadeiro entendimento sobre o papel significativo que transistores e semicondutores teriam na reformulação de eletrônicos. Das válvulas pouco confiáveis, os transistores levaram a dispositivos menores, mais estáveis e baratos como rádios portáteis e calculadoras da bolso.

Shepherd também liderou a equipe de semicondutores em 1958, quando Jack S. Kilby inventou o circuito integrado, o precursor dos modernos chips de computador. Em 1969, foi nomeado diretor-executivo e, em 1976, chairman da companhia, posição que manteve até 1988. Ele liderou a expansão da Texas Instruments, transformando-a numa das primeiras a abrir postos no estrangeiro, incluindo uma fábrica no Japão.

Através do foco intenso em controle de custos e mecanismos computadorizados para a fabricação de semicondutores, Shepherd trabalhou para baixar os preços da tecnologia da empresa. Baixar custos era uma obsessão para ele, que vivia dizendo a todos que o mercado de semicondutores iria crescer apenas se conseguissem manter os preços baixos para os consumidores.

Depois que se aposentou da Texas Instruments, Shepherd e sua mulher, Mary Alice, criavam gado em seu rancho em Quitman. Uma de suas filhas, Marykay Shepherd, agora toma conta do rancho. A outra, Debra Shepherd Robinson, vive em Dallas. Shepherd também deixou três netas.

Uma vez engenheiro, sempre engenheiro: Shepherd supervisionou e dirigiu a construção das represas, dos sistemas de proteção de incêndio e dos prédios no rancho.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet