Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

injustiças

Trabalhadores da Coomser levam reivindicações aos vereadores

Um grupo de trabalhadores da Cooperativa Mista de Bens e Serviços de Rondonópolis (Coomser), prestadora de serviços de saneamento para o Sanear, participaram nesta quarta-feira (19) de uma reunião com os vereadores do município a fim de apresentarem dificuldades enfrentadas com a direção da Cooperativa.


Um dos principais motivos da procura dos trabalhadores é o resgate do Fundo de Capitalização que tem um valor mensal descontado na folha de pagamento. Os cooperados desejam resgatar o valor ou parte dele, mas não conseguem chegar a um acordo com a direção da Cooperativa, presidida por Leni Cafure Mattos.

“Nós já tentamos conversar, mas a única coisa que ouvimos é não e não”, afirmou um dos cooperados. Eles reclamam também de não serem tratados como cooperados, enquanto alguns recebem privilégios. “Temos R$ 3 milhões em bens lá e não podemos usufruir de nada. Quando precisou comprar os carros nós ajudamos, agora não podemos andar nem dois mil metros”, reclamou outro cooperado.

Os trabalhadores expuseram várias situações, entre elas de coação e desrespeito por parte da presidência. Em uma delas, o cooperado precisava de uma requisição de supermercado e teve negado o pedido porque não era a data correta para a liberação. Ele, no entanto, procurou o gerente do supermercado e conseguiu fazer a compra, mas na segunda-feira foi chamado pela presidente da Coomser que repudiou o comportamento do cooperado. “Queremos ser respeitados, não suportamos mais essas situações, queremos mudança”, pontuou.

Os vereadores ouviram as reclamações e propuseram que os cooperados façam uma pauta das reivindicações e entreguem na Câmara o mais rápido possível. Os parlamentares se comprometeram a agendar uma reunião com a diretoria da Cooperativa em seguida.

Para o líder do prefeito na Câmara, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô, as reivindicações são justas e garantiu apoio aos trabalhadores. “O que depender de mim vocês terão. É um absurdo vocês saírem perdendo”, disse. O republicano Ananias Martins também garantiu ajuda na questão. “Tenho certeza que nenhum vereador vai negar apoio a vocês, é muito fácil ser contratado como cooperado e não ser tratado com tal”, afirmou.

Mohamed Zaher (PR) lembrou que foi um dos fundadores da Coomser após a extinção do serviço de saneamento pelo governo do Estado e também declarou apoio a categoria. Ele parabenizou os cooperados por não pararem os serviços que são essenciais para a população, já que os trabalhadores foram até a Casa de Leis após o término do expediente. O vereador garantiu que não haverá nenhum tipo de retaliação por parte da direção da Cooperativa, algo que os trabalhadores temem ao buscarem seus direitos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet