Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Empresas da construção reivindicam investimentos em qualificação de mão de obra

A oferta de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para operadores de máquinas pesadas na Escola Senai da Construção busca minimizar a carência de mão de obra em Mato Grosso e surge para atender às reivindicações do setor produtivo, que não consegue preencher os postos de trabalho disponíveis em obras de infraestrutura por falta de profissional. “O investimento no laboratório da Escola Senai da Construção atende ao anseio das indústrias e sindicatos da construção do Estado, que constantemente reivindicam investimentos em qualificação. Esse é um problema grave, pois a falta de operadores no mercado vai na contramão do atual crescimento regional da construção civil. E é por isso que o laboratório é tão importante para a economia do Estado, pois beneficia o setor produtivo com mão de obra preparada e oportuniza emprego ao trabalhador”, comenta o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.


A ação integra o projeto ‘Qualificação da Pesada’, criado no ano passado após várias reuniões entre o Senai-MT, o Governo do Estado e entidades representativas como o Sindicato das Indústrias da Construção Pesada de Mato Grosso (Sincop) e o Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT). Nesses encontros, os empresários apresentaram ao Executivo dados e informações sobre o contexto atual mato-grossense de falta de mão de obra para trabalhar nas obras de infraestrutura, demonstrando a necessidade de investimento público no setor. E, a partir dessas discussões, o projeto foi feito com a proposta de qualificar trabalhadores na operação de máquinas usadas na indústria da construção pesada, estimulando a oferta de profissionais qualificados e promovendo o aperfeiçoamento daqueles que já atuam na área.

Hoje, o Senai-MT conta com a mais moderna unidade de ensino do Brasil, voltada para oferta de cursos na área da construção. Trata-se da Escola Senai da Construção, que qualificou mais de 8.717 pessoas em 2009. No entanto, apesar do número de matrículas, a demanda cresce continuamente e, segundo defende o presidente do Sincop, José Alexandre Schutze, cada vez mais é necessário ampliar a oferecer qualificação para atender ao mercado. E é por isso que ele reforça a ansiedade do setor frente à inauguração do novo laboratório na Escola Senai da Construção. De acordo com José Schutze, as indústrias esperam agora que o Governo do Estado mantenha o compromisso firmado com o setor da construção, confirmando os investimentos na área para convênios como o Qualificação da Pesada e Colher na Massa. “Não existe mão de obra capacitada. A qualificação dos poucos que atuam aqui é diminuta, pois a maioria não acompanhou o avanço da tecnologia. Esperamos a confirmação dos convênios com o Governo do Estado para que este laboratório possa suprir esta falha, pois temos certeza que os benefícios se estenderão para toda sociedade. Não faltará emprego para estes trabalhadores capacitados”, avalia o presidente do Sincop.

Já Gilberto Figueiredo ressalta que, além dos investimentos próprios da instituição privada de ensino, o Senai-MT está buscando parcerias também com empresas fabricantes visando à potencialização dos benefícios gerados pela oferta destes cursos. Outras entidades patronais do interior do Estado apóiam a iniciativa e cobram investimentos, como os sindicatos da construção situados em Rondonópolis, Sinop e Cáceres.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet