Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

distrito industrial

Prefeitura e Associação redistribuem áreas

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, Valdemir Castilho Soares, o Biliu, recebeu na última terça-feira (27) o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis – Acir, Edson Ferreira. O encontro teve como objetivo firmar parceria com o município para a regularização dos terrenos localizados no Distrito Industrial Augusto Bortoli Rasia, situado às margens da BR 163.

Biliu explica que o interesse do Poder Público é disponibilizar as áreas não construídas para as empresas interessadas em investir na cidade.

Para Biliu, até o momento, os proprietários que adquiriram os lotes por preços simbólicos ou por meio de doações, não aproveitaram os incentivos dados pelo município e ainda não iniciaram as construções. “Vamos chamar a sociedade, através da Acir, do Codipi e da Câmara de Vereadores para promover a ocupação das áreas. Não podemos ser omissos. Temos que separar os empresários que tem o compromisso com o desenvolvimento de Rondonópolis com as pessoas que apenas querem fazer especulações financeiras”, pontua.

O presidente da Acir garantiu apoio total às ações do Poder Público para promover o desenvolvimento daquela região. Edson esclareceu que a ideia é convidar os empresários para um diálogo para identificar a situação atual de cada um. “Queremos conversar com os proprietários dos terrenos para conhecer a intenção que eles têm em construir e encontrar uma solução para que ninguém saia prejudicado”, disse. E completa, “vamos seguir o que a lei nos permite fazer. Sempre pensando no crescimento econômico de Rondonópolis”.

Na ocasião, Edson teve acesso a lista das 146 empresas que possuem projetos protocolados na Secretaria e aguardam lotes no Distrito Industrial. Biliu explica que cerca de 30 dessas empresas são associadas a Acir e têm cobrado uma posição do Poder Público já que existem áreas desocupadas.

O presidente do Conselho Diretor de Política e Desenvolvimento Industrial de Rondonópolis - Codipi, Galeno Tadeu Esteves, também participou da reunião e declarou ser parceiro da decisão do município durante as negociações. Para ele, a cidade deve sim buscar saídas para obter o desenvolvimento industrial, respeitando os anseios dos empresários, mas também seguindo o que a lei exige.

Esteve presente também o ex-presidente do Codipi, Rogério Salles, além da gerente do Departamento de Indústria e Comércio, Elizabete Amorim.

Lei

Em uma reunião realizada no final de 2009, com o Ministério Público, o promotor Reginaldo Filho esclareceu que o município pode solicitar o encontro com os donos dos terrenos porque está embasado na Lei municipal. “A Lei 5.376 de 6 de março de 2008, em seus artigos, dá o direito ao Poder Público de retomar os terrenos que foram disponibilizados a empresas que não se instalaram”, falou. As informações são da assessoria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet