Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Municípios devem discutir política de segurança alimentar

22 Jul 2010 - 14:20

Agência de Notícias da AMM/CNM/Agência Brasil

O governo reconhece a importância da participação de Estados e Municípios discussões sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Pnsan). Por este motivo, o Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) solicitou o envolvimento dos dois entes nas discussões do decreto que regulamenta Lei 11.346/2006 – assegura o direito humano à alimentação adequada e cria a Pnsan.


O decreto de regulamentação da lei deve apresentar uma política de alimentação nutricional que contemple as necessidades dos Estados e dos Municípios.

De acordo com a lei, é uma responsabilidade do poder público promover alimentação adequada à população por meio de políticas e ações que considerem as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. O texto estabeleceu que segurança alimentar e nutricional abrange:

•ampliação das condições de acesso aos alimentos;
•conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos;
•promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população;
•garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos,
•produção de conhecimento e o acesso à informação; e
•implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do País.

A determinação legal também instituiu o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que deve ser formado pela União, Estados e Municípios. Além de representantes de instituições privadas, com ou sem fins lucrativos. O objetivo do Sistema é estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil para promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País. Um dos componentes da Sisan é Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet