Olhar Direto

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Panificadoras de Rondonópolis recebem consultoria nacional

O Programa de Apoio à Panificação (Propan), um dos maiores programas de capacitação e desenvolvimento da panificação e confeitaria brasileira, está sendo aplicado em Rondonópolis nesta semana (de 13 a 17 de setembro). Desenvolvido pela Abip e pela Abitrigo, o Propan vai atuar por meio do Projeto Panificação Competitiva do Sebrae e já está atendendo, inicialmente, dez empresas na cidade.


Os treinamentos junto às padarias são organizados pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), que tem por objetivo promover estudos, projetos, pesquisa e ações de desenvolvimento tecnológico, técnico e comercial da panificação e confeitaria. O Instituto é diferenciado na execução dos trabalhos junto às empresas da panificação brasileira, não existindo no mercado outra entidade que realize trabalho semelhante.

Segundo o consultor da Propan, Jorge Luiz Cevinscki, o que está sendo aplicado nas panificadoras de Rondonópolis é o ‘Propan Compacto’, que é um programa dividido em três módulos, sendo realizado em três meses. “Nesse primeiro módulo eu trabalho o controle gerencial da empresa, visitando em uma semana duas panificadoras por dia e fornecendo cursos durante a noite nesse período. Na segunda etapa, outro consultor vem até o município para trabalhar especificamente com produção, e assim serão realizados também, no terceiro mês, os mesmos procedimentos, sendo que no final dos três módulos será feita uma avaliação das panificadoras que participaram e posteriormente será entregue um certificado, que poderá ser ouro, prata ou bronze, de acordo com aquilo que o empresário estará colocando em prática”, explica Jorge.

O setor de panificação de Rondonópolis é composto por 100 empresas, sendo considerado um dos segmentos mais relevantes e promissores para a economia do Estado em razão da movimentação econômica e da geração de renda e postos de trabalho.

“Um dos objetivos do Propan é que os panificadores vejam que sua panificadora não é apenas um negócio, mas sim, uma empresa. Muitos ainda não sabem gerenciar sua empresa e perdem o controle do financeiro, então o Propan faz essa orientação”, conta o consultor.

Jorge conta ainda que as visitas que estão sendo realizadas nessa semana nas empresas são para saber isoladamente como está cada panificadora. “Vamos atender dez empreendimentos e, cada um deles, é uma realidade distinta. Então eu faço um diagnóstico e levantamento de como a empresa está, quantos funcionários ela tem, quanto ela produz, se essa produção é condizente com o número de funcionários, se os valores das mercadorias é aceitável, se o empresário está tendo prejuízo. Com isso, instalamos duas planilhas, uma de controle operacional e outra que ensina a fazer o levantamento de receitas”, esclarece Jorge Luiz.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul), Airton Ferreira da Silva, foi o primeiro a receber a consultoria do Propan em sua panificadora, conta que esse apoio é de fundamental importância para o setor. “Espero que as panificadoras que estão participando desse programa possam ter uma melhora significativa, e que elas tenham também uma evolução em todos os setores que serão trabalhados”.

Wladimir Alves da Silva, gestor do projeto, avalia que a idéia dessa parceria, entre o Sebrae e o Propan é de fortalecer o setor, que hoje é um departamento que cresce muito em Rondonópolis. “Nós percebemos que as panificadoras precisam desse apoio e, buscamos parcerias com o Propan, que é para dar um direcionamento para esse setor, e que essas dez empresas possam melhorar em relação à gestão, em qualidade e inovações”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet