Olhar Direto

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Palestra aborda novos desafios para educadores

Os professores de hoje têm que preparar alunos para um futuro que eles próprios não conhecem e para empregos que ainda serão criados, dada a rapidez da expansão tecnológica atual. Muitos dos empregos possibilitados pela Internet, por exemplo, foram criados nos últimos 10 anos.


Esse é um dos cenários traçados pelo professor doutor Eric Rusten, uma das autoridades mundiais em relação aos temas uso de tecnologias na Educação e Educação a Distância. Ele foi o palestrante desta terça-feira (19.10) no Seminário Internacional “Impacto das Tecnologias na Educação”, promovido pela Unesco, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento marcou o encerramento das programações promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre o tema.

Eric Rusten é diretor de Novos Negócios do Centro de Informação e de Tecnologias Aplicadas e da Academia para o Desenvolvimento Educacional (Washington – DC). Ele mostrou aos participantes do evento alguns números sobre o fantástico crescimento do mundo nas últimas décadas, especialmente em relação ao uso de tecnologias. Rusten apontou que, embora seja um quadro que provoque desconforto em alguns profissionais, representa um momento desafiador para o qual os educadores têm que se preparar. “Hoje, para ser um bom educador, tem que ser um bom aprendiz”, destacou.

Como existe uma demanda de aprendizagem, bem maior do que a oferta de sistemas educacionais, ele mostrou algumas possibilidade das tecnologias educacionais para fazer frente a esse desafio. Como exemplo, ele citou que aproximadamente 50 milhões de pessoas, em Bangladesh, recebem mini-cursos de inglês via mensagem de texto pela telefonia.

Participaram do evento professores formadores em tecnologia e gestores dos Cefapros do Estado, bem como professores da rede Estadual e multiplicadores dos programas de formação em tecnologia educacional, oferecidos pelo MEC/Seduc. Também, técnicos da Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional da secretaria.

Participaram ainda da programação, como mediador, o professor doutor José Manuel Moran diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp e, como coordenador da mesa, Adauto Cândido Moraes, representante da Unesco.

O Seminário Internacional foi aberto com uma apresentação do Grupo “Os Mascarados”, de Poconé, que mostrou a tradicional dança dos mascarado
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet