Olhar Direto

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

operação termes

Seis policiais são exonerados acusados de exploração

O Ministério da Justiça determinou a exoneração de seis policiais rodoviários federais acusados de envolvimento em exploração ilegal de madeiras nobres na região Norte de Mato Grosso, proibidas de comercialização. O esquema foi desarticulado durante a Operação Termes, deflagrada em 2008, pela Polícia Federal, em que o grupo é acusado por crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, passiva e exploração de prestígio.


Os policiais Nelson Roberto de Souza Corvoisier, Celso Willians Monteiro Rocha, Odilon de Brito Filho, Marcos Antônio Lima de Farias, Gilson de Abreu Ballesteros e Mário Tadeu Pinto de Souza atuavam como facilitadores do transporte de produtos florestais liberando as cargas mediante recebimento de propina que variavam entre R$ 500 a R$ 5 mil.

Conforme as investigações da PF, uma advogada foi apontada como líder do esquema junto aos policiais. Silvana Valente e seu marido, o ex-policial rodoviário federal Marconiel Pouzo de Amorim, usaram dos contatos com os outros policiais para conseguirem informações privilegiadas sobre caminhões de madeira apreendidos, servindo de intermediários e na adulteração de documentos.

Também foram envolvidos funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), servidores do Indes bem como agentes da Polícia Civil. O ex-servidor do Ibama, Nilson Figueiredo, também foi envolvido.

O corregedor da PRF, inspetor Adnei de Souza, disse em entrevista ao Olhar Direto que foi instaurado um procedimento administrativo para apurar o desvio de conduta dos policiais e o documento encaminhado ao Ministério da Justiça, no final de 2009.“Realizamos todos os procedimentos e concedemos defesa aos acusados. Porém, somente agora, saiu o resultado das investigações”, garante.

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20) e também consta a de Edson Sanábria Carvalho, envolvido na Operação Caipora, em Pontes e Lacerda.

A operação Termes foi um desdobramento da Operação Curupira 1 (ocorrida em 2005) e a repressão foi realizada em 14 municípios mato-grossenses, boa parte deles situados na região Norte do Estado onde se concentram as empresas ligadas ao ramo de exploração de recursos naturais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet