Olhar Direto

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Município fortalece combate à hanseníase

A administração municipal, por meio do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, informa que está intensificando o combate a hanseníase. Para tanto será realizado durante o dia 25 de novembro uma série de eventos na Igreja ‘Ouvir e Crer’, localizada na Avenida Cuiabá, nº. 1163, Centro.


“O senhor Manfred Göbel, coordenador da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos, é um dos pioneiros na cidade no combate a estas doenças. Há mais de 30 anos ele vem trabalhando em parceria com a Secretaria de Saúde e este ano não será diferente. A nós caberá realizar um treinamento com Agentes Comunitárias de Saúde, onde o senhor Manfred vai realizar uma série de palestras”, informa a coordenadora Mariuva Valentim Chaves.

Segundo Mariuva, já se sabe que a transmissão da hanseníase pode acontecer pela genética, pelo ar ou por aspectos epidemiológicos. Em áreas carentes, por exemplo, ocorre a falta de higiene e o baixo índice nutricional.

“Os profissionais destacam a necessidade da procura pelo atendimento precoce. Já nos primeiros sintomas, como manchas claras com alteração de sensibilidade, a população deve procurar auxílio de um especialista”, destaca a coordenadora.

O tratamento pode ser feito com a ingestão de medicamentos por 6 ou por 12 meses. Mariuva esclarece que a doença tem cura e que quanto mais cedo o problema é tratado, menor é o risco de causar danos nos nervos.

DOENÇA - A hanseníase é causada por um micróbio chamado bacilo de hansen (mycobacterium leprae), que ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas, ou seja, uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio.

Porém, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e frequente. A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. De sete doentes, apenas um oferece risco de contaminação.

PROGRAMAÇÃO – A programação começa às 8 horas, com a participação do secretário de Saúde Valdecir Feltrin, da coordenadora do Departamento de Ações Programáticas Mariuva, da coordenadora do Departamento de Atenção de Saúde, Simone Ribeiro Resende e do senhor Manfred Göbel. Durante todo o dia serão realizadas palestras com especialistas no assunto, até as 18 horas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet