Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Cursos promovem aperfeiçoamento e propiciam crescimento profissional

“Antes de tudo eu gostaria de agradecer a oportunidade de poder participar destas aulas, pois a partir de hoje vou poder colocar no meu currículo mais essa qualificação; e eu sei que isso vai me ajudar a conseguir um emprego”. A declaração é da aluna Aparecida Cabral de Souza Covatti, que recebeu o certificado de conclusão dos Cursos de Culinária Regional de Mato Grosso e de Cozinha Econômica e Nutritiva, em solenidade realizada no centro comunitário do bairro Cidade de Deus.


Outros 20 alunos também foram certificados. No curso de Culinária Regional os alunos aprenderam como preparar comidas típicas. “Peixe assado e frito, arroz com piqui, mojica. Ensinamos aos alunos pratos que são apreciados pelos mato-grossenses e procurados pelos turistas que visitam a região”, explica a professora Maura Silvério.

A professora conta que um curso complementa o outro. “No curso de Cozinha Econômica, mostramos como fazer o aproveitamento total dos alimentos, e quando você faz uso de ambos os ensinamentos dentro de uma cozinha o resultado sempre é positivo”.

Segundo a gerente do Núcleo de Capacitação e Geração de Emprego e Renda, Neuly Paiva Borota, os alunos agora têm uma chance maior de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Esta capacitação lhes dá mais condições de conseguir um emprego, pois eles têm um conhecimento profissional”.

A secretária de Promoção e Assistência Social, Neuma de Morais, observa que os cursos tornam o currículo destas pessoas mais competitivo. “As chances de conseguir um emprego numa empresa, num hotel, ou de abrir seu próprio negócio aumentaram bastante, pois elas adquiriram algo muito importante: conhecimento”.

O gerente do Banco da Gente, José Severino, o ‘Nino’, falou sobre as facilidades que o pequeno e micro empresário têm em conseguir um empréstimo junto a instituição financeira. “Temos a modalidade de Empreendedor Individual que é voltado para empresas com faturamento anual de até R$ 36 mil. Ela se encaixa perfeitamente para aqueles que estão pensando em começar seu próprio negócio”.

A coordenadora do Departamento de Políticas do Trabalho, Valéria Bevilacqua lembra que todos os cursos, independente de sua natureza, são voltados para fazer com que a pessoa que participou tenha uma chance real de conseguir um emprego. Valéria diz que a grande maioria daqueles que se formam já entram no mercado de trabalho com uma proposta de emprego.

PARCERIAS - Tais cursos fazem parte de um conjunto muito maior. Eles são realizados em comunidades que recebem benefícios de parcerias realizadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal e Prefeitura. “No caso do bairro Cidade de Deus a Coopersaneo, que entre outras coisas presta serviços de mobilização social para o Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear), realizou parceria com o nosso departamento e deu suporte, garantindo o fornecimento de todo o alimento e material que precisamos para executar o curso”, conclui Neuly.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet