Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Programa de habitação popular beneficia 518 famílias no Residencial Padre Lothar

Famílias que viviam em áreas de ocupação irregular no Parque São Jorge, Sítio Farias, Sagrada Família, Jardim Reis e Maracanã conquistam o direito de moradia digna por meio do Programa de Habitação Popular desenvolvido pelo Governo Municipal. O investimento de R$ 2.217.000,00 garantiu a aquisição da área que foi loteada para abrigar 518 lares no Residencial Padre Lothar.


Homens, mulheres, jovens e crianças que já vivem no local obtiveram mais uma vitória na luta pela igualdade de direitos e oportunidade para todos, no domingo (5). O prefeito Zé Carlos do Pátio anunciou a construção das 518 casas durante o ato de instituição do bairro que recebeu a benção do homenageado padre Lothar Bauchrowitz.

A comunidade vai ser beneficiada também com obras de infraestrutura, como a abertura da rua Rio Branco até o bairro. O que vai facilitar o trânsito de trabalhadores e estudantes. Pátio anunciou também a perfuração de um poço artesiano e instalação de um reservatório de água com capacidade para 500 mil litros, para abastecer as comunidades da região.

O prefeito lembrou que as famílias do Residencial Padre Lothar já foram beneficiadas com a rede de energia elétrica, lançada a cerca de duas semanas. A expectativa é começar a construção das casas em janeiro de 2011. Uma exigência do prefeito é que a construtora responsável contrate a mão de obra dos próprios moradores, para gerar renda entre as famílias beneficiadas.

José Ribamar Santos Amorim – presidente da associação dos moradores –recebeu as notícias com emoção e conclamou a todos para manterem a união, a organização e a limpeza do bairro. Na opinião do vereador Cido Silva, presente na solenidade, todas essas ações representam um investimento feito no ser humano.

Acordo firmado

Uma reunião rápida, a sombra de uma árvore, na manhã de domingo, foi o suficiente para o prefeito Zé Carlos do Pátio firmar um acordo com as famílias acampadas em área de preservação, próxima ao Residencial Padre Lothar. Todos os acampados concordaram em acatar a sugestão do Ministério Público e sair do local. Pátio assumiu o compromisso de trabalhar para garantir moradia aos que precisam.

O prefeito pediu a ajuda das famílias já assentadas no Residencial Antônio Geraldini e Padre Lothar para localizar outra área ideal para construção de mais moradia para as famílias de baixa renda que sofrem pagando aluguel ou vivendo de favores.

Alerta geral

Zé Carlos do Pátio encerrou as solenidades festivas fazendo um alerta a todas as famílias que já foram beneficiadas com casas e terrenos, para evitarem a especulação e negociações das moradias que receberam de graça, com o apoio do Governo Federal e Governo do Estado. Ele explicou que o governo Lula investiu na política habitacional com muita organização e seriedade, para evitar que as pessoas tirem proveito do benefício. Para isso, o Ministério das Cidades criou o Cadastro Único – CadÚnico que registra todos os beneficiados num sistema único, acessado em todo Brasil.

Com esse sistema, quem já se beneficiou uma vez, não vai conseguir ser contemplado de novo, em qualquer parte do país. “Vamos ter muito zelo com essas casas. Quem já recebeu a moradia não vai conseguir outra. E isso não depende da prefeitura. O sistema é controlado lá em Brasília”, alerta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet