Olhar Direto

Terça-feira, 30 de julho de 2024

Notícias | Cidades

EU REPÓRTER

Internauta conta como foi simulação em shopping de Rondonópolis

Este é um novo espaço que permite ao internauta ser o nosso “repórter” na rua e colaborar com o trabalho da nossa equipe.

Internauta conta como foi simulação em shopping de Rondonópolis
Um corre-corre chamou atenção de quem visitou a praça de alimentação do Rondon Plaza Shopping, em Rondonópolis, na última quinta-feira (26). Isso porque equipes do Corpo de Bombeiros, médicos e auxiliares do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, agentes de trânsito, entre outros, realizaram um treinamento envolvendo 60 pessoas com a simulação de resgate de vítimas de acidente com vazamento de gás e explosão seguida de incêndio, num local de grande concentração e movimentação de pessoas.


As “vítimas” foram representadas por alunos do 6º semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis. O internauta Giovanni Zem enviou ao espaço “Eu Repórter” do Olhar Direto as fotos da simulação e reportagem de Ailtom Lima, que conta como ocorreu a simulação.

"Depois de acionado, o socorro levou cerca de sete minutos para chegar até o local do chamado (shopping) e começar a fazer o controle da situação debelando o incêndio simulado, evacuando as pessoas e procedendo a triagem das condições de saúde dos feridos. Os bombeiros identificavam cada situação por gravidade e encaminhavam para o atendimento pré-hospitalar que era desenvolvido pelos profissionais do Samu do lado de fora do Shopping.

Seguindo uma norma técnica padrão internacional de triagem, as equipes estavam divididas por cores. Os pacientes com lesões mais graves, sem condições de locomoção, eram encaminhados para as equipes vermelhas e em seguida removidos para o atendimento de urgência, na UTI móvel, ou pelo helicóptero até o Hospital.

Os casos considerados mais leves, mas cujos pacientes apresentavam alguma dificuldade de locomoção, eram enviados para a equipe amarela. E os casos de ferimentos superficiais onde o paciente podia se locomover normalmente, esses eram encaminhados para as equipes verdes. O caso de óbito foi encaminhado à equipe preta, que normalmente faz o isolamento e proteção do corpo ou corpos, já que nesse caso não há mais prioridade no transporte."



Este é um novo espaço que permite ao internauta ser o nosso “repórter” na rua e colaborar com o trabalho da nossa equipe.

Confira as fotos enviadas pelo internauta ao Olhar Direto:
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet